Ana Paula Xongani veste look poderoso no Festival Negritudes Globo 2025
Ana Paula Xongani, comunicadora, empresária e referência nas pautas de negritude, educação e moda consciente, é a apresentadora do palco brasilidades no Festival Negritudes Globo 2025! A ação consolida ainda mais sua presença nos principais palcos culturais do Brasil.
Xongani veste um look poderoso da estilista Dayana Molina, do ateliê NALIMO. A peça é feita com fibras naturais, sementes, bordados manuais e matéria-prima 100% nacional, tudo produzido por mulheres do Norte e Nordeste e de matéria prima ecológica. Um manifesto em forma de roupa, trazendo as raízes indígenas da NALIMO para uma mulher preta que tem o compromisso em trazer a brasilidade do nosso país em falas e vestimentas.
A cores predominantes são: tons de bege, areia e terrosos. Os acessórios foram todos confeccionados no atelier da NALIMO, com base em cestarias, sementes e palha.
A edição final do festival neste ano acontece hoje, 18 de setembro, no Sesc Pompeia (SP), com entrada gratuita, encerrando o circuito nacional que passou por outras cidades como Rio de Janeiro e Salvador. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo Canal Futura e pela Globoplay, com sinal aberto ao público.
Reconhecida por seu trabalho como apresentadora, criadora de conteúdo e articuladora de projetos de impacto social, Xongani é uma das grandes vozes da atualidade nos debates sobre equidade racial, protagonismo feminino e transformação social. Com 10 anos de carreira e uma trajetória que une moda, educação e comunicação, ela imprime autenticidade e representatividade em cada projeto que conduz.
Em 2025, tornou-se o primeiro talento nativo digital contratado pela ViU, unidade da TV Globo dedicada à conexão entre marcas e creators, em um marco inédito que reforça seu papel como comunicadora multiplataforma.
Com mais de uma década de atuação nas redes, Xongani tem ampliado sua atuação como apresentadora em eventos de grande relevância como o Festival LED – Luz na Educação, WOW Rio, Feira Preta, Virada Cultural, entre outros. Sua participação no Festival Negritudes representa não apenas um reconhecimento de sua trajetória, mas também o fortalecimento de espaços que valorizam a cultura negra, a ancestralidade e a inovação social.
—————
