14/11/2025 18:53

Anna Paula Montini é a nova diretora-presidente da Spcine

A advogada Anna Paula Montini assumiu nessa terça-feira (11/11) o cargo de diretora-presidente da Spcine, empresa de fomento ao cinema e audiovisual da Prefeitura de São Paulo, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. Com a indicação aprovada pelo conselho na segunda-feira (10/11), ela substitui Lyara Oliveira, que estava no cargo desde fevereiro de 2024.
 

A trajetória da nova presidente é marcada por mais de 20 anos de atuação no setor cultural. Montini foi gestora no Itaú Cultural por 18 anos, no Auditório Ibirapuera por 8 anos e na Fundação Itaú por 5 anos. É uma das responsáveis pela reformulação dos editais “Rumos” e atuou por muitos anos como integrante da comissão de seleção; também fez parte da equipe que desenvolveu a plataforma de streaming Itaú Cultural Play.
 

Anna Paula tem vasta experiência na articulação entre setores para a formulação e incidência em políticas públicas em prol do setor cultural, contribuindo para a continuidade e execução das diversas ações e políticas públicas da Spcine. É fundadora do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais (coletivo multissetorial e suprapartidário que congrega mais de 300 representações, dentre instituições, empresas, artistas e produtores independentes) e foi titular da bancada de artes integradas da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (MinC). Na OAB-SP, integrou as Comissões de Direito às Artes e de Mídia, Entretenimento e Cultura. Durante a pandemia, atuou na formulação de procedimentos e normas para a manutenção das atividades dos equipamentos culturais em São Paulo.
 

"A chegada de Anna Paula representa um novo momento, com foco na celeridade e eficiência na execução dos editais e instrumentos de fomento, fortalecendo ainda mais o compromisso da Prefeitura com o setor cultural", diz o Secretário de Cultura e Economia Criativa Totó Parente.
 

A advogada inicia sua gestão num contexto histórico, no qual São Paulo se prepara para realizar o maior pacote de investimentos em audiovisual da sua história: com a aprovação do Fundo Setorial do Audiovisual, a cidade executará R$ 60 milhões em editais, além de R$ 20 milhões de recursos próprios da Prefeitura em programas de fomento ao setor.
 

O recebimento do Selo de Cidade Criativa da UNESCO, resultado de políticas públicas consistentes da Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais e da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, também é um diferencial para o cenário da posse.

"O fomento é uma das mais potentes ferramentas de transformação cultural e social, assim como a formação, democratização de acesso, inclusão produtiva e internacionalização", disse Montini em apresentação oficial para a equipe.
 

Nos primeiros dias do cargo, a Presidente esteve presente em eventos como a abertura do São Paulo Food Film Festival, no qual fez sua primeira fala pública ao lado de representantes da área, reforçando o compromisso de congregar e dialogar com todos os setores de cinema, TV, mídias e games, reforçando o papel transformador do audiovisual na cultura e na vida paulistanas.
 

Ainda nesta primeira semana, em 13/11, representou a Spcine na audiência pública: PLOA 2026 / PPA 2026-2029. Nesta data, a presidente integrou a mesa ao lado do Secretário Totó Parente (Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa) e Abraão Mafra (Fundação Theatro Municipal), participando do diálogo onde teve contato direto com as demandas e pautas do setor cultural.
 

"Nessa jornada à frente da Spcine, quero garantir ainda mais agilidade e transparência na gestão dos recursos e fortalecer a confiança dos agentes culturais no poder público, para que sejamos uma empresa cada vez mais pujante e aliada na potencialização da força transformadora do setor audiovisual", afirmou a nova diretora-presidente.

—————

Voltar


Contato

Jornal1 no Canal 3 da Claro


são paulo


(11)968674366