ARTISTAS SE APRESENTARAM NA CERIMÔNIA DE GALA DE PERSONALIDADE DO ANO 2025 DA ACADEMIA LATINA DA GRAVAÇÃO™, EM HOMENAGEM A RAPHAEL
Manuel Abud/ Crédito: Getty Images para A Academia Latina da Gravação
|
Clique aqui para imagens
MIAMI (12 DE NOVEMBRO DE 2025) — A Academia Latina da Gravação™ celebrou sua Gala Personalidade do Ano 2025 em homenagem a Raphael, com emocionantes versões de algumas das canções mais conhecidas do repertório do artista, com indicados atuais e anteriores ao Latin GRAMMY®, incluindo: Aitana, Pepe Aguilar, Susana Baca, David Bisbal, Enrique Bunbury, Willy Chirino, Ivan Cornejo, Kany García, Myriam Hernández, Eddy Herrera, Jesse & Joy, Carín León, Pablo López, Víctor Manuelle, Vanesa Martín, Víctor Martínez, Mestrinho, Gaby Moreno, Kiki Morente, Café Quijano, Fito Páez, Silvia Pérez Cruz, Carlos Rivera, Elena Rose, Rozalén, Ángeles Toledano e Néstor Torres.
Raphael foi reconhecido por sua carreira de mais de seis décadas como cantor e intérprete multifacetado, que o tornou um verdadeiro embaixador da música latina em todo o mundo. A noite contou com homenagens de artistas que moldaram seu repertório, ao lado de outros que vieram para honrar seu impacto duradouro e celebrar sua carreira notável.
A noite começou em grande estilo com uma apresentação de tirar o fôlego de Enrique Bunbury com “Yo Soy Aquel” e, em seguida, Carín León se juntou a ele, eletrizando o palco com um medley de “Toca Madera” e “Ahora” — esta última uma canção que o próprio Bunbury escreveu para Raphael. Café Quijano e Gaby Moreno seguiram com uma versão bolero de “Qué Tal Te Va Sin Mí”. David Bisbal elevou a energia com um dueto ao lado de Elena Rose em “En Carne Viva” e, em seguida, cativou o público com uma apresentação emocionante de “Como Yo Te Amo”. Jesse Joy se juntaram a Iván Cornejo para uma homenagem comovente a “Cierro Mis Ojos”.
Pablo López manteve o ritmo com uma interpretação apaixonada de “De Tanta Gente”, seguida por uma versão intimista ao piano de “Lo Saben Mis Zapatos”. Mais tarde, Aitana se juntou a López para uma apresentação emocionante de “Si No Estuvieras Tú”. O ícone do rock latino Fito Páez e Rozalén apresentaram uma versão comovente de “La Carta”, enquanto Susana Baca e Rozalén ofereceram uma interpretação folclórica de “Chabuca, Limeña”. Kiki Morente, Ángeles Toledano e Víctor Martínez no violão ofereceram uma interpretação apaixonada de “Digan Lo Que Digan”, fundindo texturas flamencas com uma potente percussão latina. Vanesa Martín e Kany García dividiram o palco para “Cada Septiembre”, com a estreia de García no violoncelo solo, e Martín voltou mais tarde com Carlos Rivera para uma versão acústica intimista de “A Que No Te Vas”.
A magia continuou quando Pepe Aguilar e Myriam Hernández uniram suas vozes poderosas em uma versão arrebatadora de “Procuro Olvidarte”. A cantora espanhola Silvia Pérez Cruz apresentou uma versão hipnotizante de “Somos”, com o virtuoso acordeonista brasileiro Mestrinho, combinando tons ibéricos e tropicais. A celebração atingiu seu auge quando Eddy Herrera, Víctor Manuelle, Néstor Torres e Willy Chirino — que escreveu a música para Raphael — subiram ao palco com todos os ritmos contagiosos do Caribe, enchendo a sala com “Esacandalo”. A noite não estaria completa sem a presença da Personalidade do Ano 2025 no palco; ele encantou o público com um medley de “Que Sabe Nadie”, “Mi Gran Noche” e “Como Yo Te Amo”.
Mestrinho/ Crédito: Getty Images para A Academia Latina da Gravação
|
A tão esperada gala antecedeu a 26.a Entrega Anual do Latin GRAMMY®, que será transmitida ao vivo da MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, na quinta-feira, 13 de novembro. A transmissão de três horas será produzida pela TelevisaUnivision, empresa líder mundial em conteúdo em espanhol, e transmitida pelas plataformas da TelevisaUnivision nos Estados Unidos a partir das 20h (horário da costa leste dos EUA), precedida por uma prévia de uma hora que começa às 19h (horário da costa leste dos EUA).
A diretora de Produção da Academia Latina, Ayleen Figueras, e Macarena Moreno, foram as produtoras executivas da gala. O ganhador do Latin GRAMMY e do GRAMMY®, Carlos Fernando López, foi o diretor musical, e a produção musical foi liderada por Danny Flores, também indicado ao Latin GRAMMY e ao GRAMMY. O Projeto Orquestra Filarmônica (POP, por sua sigla em inglês) acompanhou todos os artistas.
A Live Nation foi a patrocinadora oficial pelo segundo ano consecutivo, como parte da primeira parceria plurianual de patrocínio da Gala Personalidade do Ano.
Os fundos líquidos arrecadados durante a Gala Personalidade do Ano 2025 da A Academia Latina da Gravação serão destinados ao trabalho beneficente da Fundação Cultural Latin GRAMMY®, cuja missão é ser uma defensora global da educação musical e empoderar as comunidades por meio da música e da cultura latina. A Fundação tem incentivado a próxima geração de criadores de música latina por meio de bolsas de estudo, programas educacionais e subvenções que promovem a música latina e celebram sua rica herança cultural. Até o momento, já doou mais de US$ 13,9 milhões com o apoio de membros da A Academia Latina da Gravação, patrocinadores corporativos e outros generosos doadores.
SOBRE A ACADEMIA LATINA DA GRAVAÇÃO:
A Academia Latina da Gravação™ é uma organização sem fins lucrativos
dedicada a fomentar, celebrar, honrar e homenagear a música latina e seus criadores.
Referência internacional da música latina, a organização é composta por profissionais da
música e produz anualmente a Entrega Anual do Latin GRAMMY®, A Noite Mais Importante
da Música Latina™, que reconhece a excelência nas artes e ciências da gravação, bem como
oferece programas educacionais e assistenciais à comunidade musical por meio de sua
Fundação Cultural Latin GRAMMY®. Para mais informações, por favor, visite LatinGRAMMY.com.
—————
