Bernardo Britto fala sobre alta relojoaria, luxo e empreendedorismo em novo episódio do No Lucro
Conhecido como Bernardo Entusiasta, criador de conteúdo reflete sobre informação, experiência e construção de negócios com propósito
São Paulo, 16 de dezembro de 2025 – O novo episódio do No Lucro, nesta terça-feira (16), recebe Bernardo Britto, conhecido como Bernardo Entusiasta, criador de conteúdo especializado em alta relojoaria e empreendedor. No episódio, ele compartilha sua visão sobre o mercado de luxo, o papel da informação como ferramenta de acesso e os aprendizados de uma jornada empreendedora construída passo a passo.
(Bernardo Britto e Phelipe Siani. Divulgação: CNN Brasil)
“A nossa ideia nunca foi democratizar o produto, porque relógio de alta relojoaria não é democrático. A ideia sempre foi democratizar a informação, o acesso à informação sobre algo que não é democrático”, explica Bernardo. Segundo ele, tornar esse universo mais compreensível foi determinante para aproximar pessoas de um mercado antes visto como distante e inacessível.
Ao falar sobre consumo e identidade, Bernardo provoca reflexões sobre o verdadeiro significado de um relógio de luxo. “Relógio não é posicionamento. Você compra um relógio para você, não para o outro. As pessoas compram muito relógio pensando em como vão ser vistas, mas isso vai na contramão do que eu acredito. Comprar um relógio tem que ser uma coisa pessoal”, afirma.
No episódio, ele também aborda sua visão sobre o mercado de luxo, que vai além do produto. “Mercado de luxo, para mim, é qualidade, exclusividade e experiência. É você entrar numa loja, ser bem atendido, sentir que alguém pensou em você… e isso não deveria ser exclusivo do mercado de luxo, mas infelizmente ainda é”, comenta.
Ao relembrar o início da sua trajetória empreendedora, Bernardo destaca que o crescimento do negócio foi planejado com cautela e consciência. “Empreender, para a gente, não foi investir milhões. Eu e o meu sócio fomos fazendo aos poucos. A gente criou checkpoints. Se até tal data não desse certo, a gente ia parar. Empreender também é saber a hora de desistir”, diz.
Ele também compartilha aprendizados sobre escala e propósito: “Nem tudo é escalável, e tá tudo bem. Teve uma hora do nosso negócio que eu falei: ‘Cara, eu acho que a gente não é escalável, e tá tudo bem’. Nem tudo precisa ser gigante para ser bom”.
Para Bernardo, um dos grandes diferenciais do seu trabalho foi a forma de comunicação. “O grande trunfo foi falar de um jeito fácil sobre uma coisa difícil. Alta relojoaria é um assunto complicado, técnico, distante. A gente conseguiu falar disso de forma simples, clara e direta”, explica.
Por fim, ele reforça a importância da experiência e da relação humana no consumo de luxo e no empreendedorismo. “Experiência é chamar o cliente pelo nome. É fazer micro coisas que mostram que você pensou nele. (…) Às vezes parece besteira, mas não é. Isso muda tudo”. E conclui destacando o valor simbólico dos relógios: “O relógio é uma das poucas coisas que atravessam gerações sem perder o significado. Você passa de pai para filho, de avô para neto, mantendo a história, a memória, o que aquilo representava”.
Serviço
No Lucro
Quando: todas as terças, às 20h (web) e às 23h30 (TV)
Onde: no YouTube de CNN Pop (youtube.com/@cnnpop) e na CNN Brasil.
Com linguagem descontraída e foco em empreendedorismo, o videocast No Lucro recebe convidados referência em suas áreas de atuação, que compartilham suas trajetórias profissionais e discutem como novas tecnologias e a inovação contribuem para o sucesso dos negócios. A proposta do programa apresentado por Phelipe Siani é tratar o assunto de forma acessível e inspiradora.
SOBRE A CNN BRASIL
No país desde março de 2020, a CNN Brasil atinge mais de 80 milhões de pessoas por mês com a cobertura jornalística multiplataforma mais completa do Brasil. Disponível em TV por assinatura, banda kU, streaming (Claro, Amazon Prime, Vivo Play, Samsung TV Plus e LG) e YouTube, a CNN Brasil também oferece seu conteúdo via portal, apps, redes sociais e podcasts. Com um time que reúne alguns dos mais renomados jornalistas e analistas do país em suas respectivas áreas, a multiplataforma endossa o compromisso de levar as notícias mais importantes do Brasil e do mundo ao alcance do espectador ou leitor, na forma e no momento que mais lhe for conveniente, contemplando informações sobre política, economia, meio ambiente, assuntos internacionais, tecnologia, cultura e esportes. Desde o início de 2024, a marca estende sua credibilidade ao CNN Talks, unidade que hoje se notabiliza pelo êxito em unir líderes dos setores público e privado em debates sobre os temas mais relevantes para o desenvolvimento do país.
—————
