Bloquinhos, shows e mais: o Carnaval chega aos espaços de leitura com mais de 30 atividades gratuit
Bloquinhos, shows e mais: o Carnaval chega aos espaços de leitura com mais de 30 atividades gratuitas
Ao longo de fevereiro, bibliotecas e pontos e bosques de leitura recebem atividades diversificadas que celebram o carnaval; confira a programação completa
São Paulo, fevereiro de 2026 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, celebra o Carnaval nos equipamentos de leitura da cidade com uma programação especial que reúne mais de 30 atividades gratuitas espalhadas por bibliotecas e em pontos e bosques de leitura de todas as regiões da capital.
A partir desta semana até o final do mês, o programa Biblioteca Viva convida o público a vivenciar o Carnaval de forma plural, acessível e intergeracional, com blocos de carnaval, shows, contações de histórias, artes cênicas e manifestações de culturas populares. As atividades reforçam o papel dos espaços de leitura da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas como espaços vivos de encontro e convivência.
Leia também:
- Biblioteca Viva de fevereiro leva contações de história musical para crianças e sobre a biografia de João Guimarães Rosa;
- Teatros nas Bibliotecas Públicas Municipais levam memórias afetivas dos circos antigos, apresentação lúdica para crianças e histórias do sertão nordestino;
- 5 Feiras de Doação de Livros para você ficar por dentro neste mês de fevereiro;
- Veja as oficinas gratuitas que te esperam nas bibliotecas públicas municipais em fevereiro;
- Rodas de Leitura e Encontros Literários ocupam programação gratuita de fevereiro nas bibliotecas públicas.
Bloquinhos de Carnaval especiais para crianças e para idosos
A folia toma conta dos espaços de leitura do Sistema com blocos que transformam bibliotecas e bosques e pontos de leitura em espaços de festa, dança e celebração coletiva, com apresentações dos grupos Bloco Frevo da Vila, Bloco Unidos da Melhor Idade, Cia Sambart's, e Cia Bloquinho dos Jatobazinhos. Ritmos como frevo, samba e marchinhas conduzem encontros pensados para públicos de todas as idades, fortalecendo o espírito comunitário e a ocupação cultural dos territórios.
Desde 2015, o Bloco Frevo da Vila leva a São Paulo a força do frevo pernambucano, com repertório clássico e arranjos originais inspirados nas tradicionais orquestras de rua. O grupo interpreta frevo-canção, frevo de bloco, frevo coqueiro e frevo ventania. Em cortejos vibrantes, músicos, passistas e brincantes celebram o ritmo efervescente que tornou o frevo Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. O bloco desfila nos dias:
- 26 de fevereiro às 14h - Bosque de Leitura Raposo Tavares
- 27 de fevereiro às 14h - Bosque de Leitura Jardim da Luz
- 28 de fevereiro às 14h - Bosque de Leitura Anhanguera
Foto da atração “Bloco Frevo da Vila”. (Foto: Reprodução)
O Bloco Unidos da Melhor Idade sobe ao palco com uma bateria formada exclusivamente por idosos. O repertório celebra marchinhas consagradas das décadas de 40, 50 e 60, como Estrela Dalva, A Jardineira e Cidade Maravilhosa, resgatando a tradição e a alegria dos antigos carnavais. Anote na agenda: o bloco passa pelos bosques de leitura nos seguintes dias:
- 21 de fevereiro às 11h - Bosque de Leitura Jardim da Luz
- 21 De fevereiro às 11h- Bosque de Leitura Parque do Carmo
- 28 de fevereiro às 11h - Bosque de Leitura Lions Clube Tucuruvi
Foto da atração “Bloco Unidos da Melhor Idade”. (Foto: Reprodução)
Já a Sambart’s é um coletivo formado por sambistas e profissionais da cultura popular que realiza shows de Carnaval, rodas de samba e blocos carnavalescos em eventos culturais, corporativos, institucionais e de rua. Com trajetória consolidada, atua na criação de experiências artísticas que unem música, dança, integração social e identidade cultural brasileira, incluindo ações de impacto social e projetos comunitários. Confira a agenda de apresentações:
- 21 de fevereiro às 14h - Bosque de Leitura Parque do Trote
- 27 de fevereiro às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra
- 28 de fevereiro às 14h - Bosque de Leitura Parque Rodrigo de Gásperi
Foto da atração “Sambart's”. (Foto: Reprodução)
Terminando os bloquinhos que passam pelos espaços de leitura da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, o grupo Bloquinho dos Jatobazinhos leva uma atração direcionada para a criançada. Através de elementos de carnaval, a apresentação une brincadeiras lúdicas, recreação infantil e muita Música popular. Cheque o serviço da atividade abaixo:
- 27 de fevereiro às 10h - Biblioteca Castro Alves
- 28 de fevereiro às 11h - Bosque de Leitura Parque Lajeado
- 25 de fevereiro às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Foto da atração “Cia Bloquinho dos Jatobazinhos:”. (Foto: Reprodução)
Música toma conta da programação com shows e cultura popular
Outro grande destaque da programação Biblioteca Viva especial de Carnaval são os shows musicais e as manifestações de culturas populares, que ampliam o Carnaval para além da festa, celebrando identidades, ancestralidades e a diversidade cultural brasileira. As apresentações unem música, teatro, brincadeira e tradição, convidando o público a participar ativamente das experiências com os grupos O Carnaval da Olga e seus Amigos, O Grupo Rocambole, Trup Trolhas, Kizomba Pra Preto
O Carnaval da Olga e seus Amigos celebra o Carnaval em um espetáculo alegre e interativo. Entre histórias, trapalhadas, brincadeiras e poesia, a apresentação convida o público a mergulhar em uma festa colorida e contagiante, como o próprio Carnaval. Participe do Carnaval da Olga, nos dias:
- 24 de fevereiro às 14h - Biblioteca Aureliano Leite
- 26 de fevereiro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
- 28 de fevereiro às 11h - Biblioteca Marcos Rey
Foto da atração “O Carnaval da Olga e seus Amigos”. (Foto: Reprodução)
O “Micaretinha Rocambole - A festa na floresta”, do Grupo Rocambole de Teatro e Música, é um espetáculo cênico musical de brincar para o público infantil, onde os artistas/brincantes conduzem o espetáculo no meio do público. Ao perder o Carnaval, um grupo de amigos resolve fazer um carnaval fora de época e define como tema "a festa na floresta". Veja a atração gratuitamente pela agenda a seguir:
- 21 de fevereiro às 11h - Biblioteca Mário Schenberg
- 24 de fevereiro às 14h - Biblioteca Jayme Cortez (Dentro do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso)
- 25 de fevereiro às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Foto da atração: “Micaretinha Rocambole - A festa na floresta”. (Foto: Reprodução)
Já pensou se existisse uma banda que toca marchinhas de carnaval e um mestre de cerimonial de perna de pau com um megafone? Isso é a “Folia Pede Passagem”, da Cia. Trup Trolhas, que convida o público para dançar e curtir o carnaval de uma forma bem excêntrica. O grupo passa pelos seguintes espaços nas datas:
- 25 de fevereiro às 10h - Biblioteca Chácara do Castelo
- 26 de fevereiro às 14h - Biblioteca Prestes Maia (CCSA)
- 27 de fevereiro às 14h - Ponto de Leitura Cidade Ademar
Foto da atração: “Folia Pede Passagem”. (Foto: Reprodução)
O Cortejo Afro apresenta uma vertente musical que consiste em unir dança, música, artes visuais e teatro em um mesmo palco: a rua. Nas apresentações, o grupo ressalta a autenticidade das influências africanas em nossa música, promovendo experiências estéticas e releituras musicais inovadoras. Veja a atração nos dias:
- 20 de fevereiro às 14h - Biblioteca José Mauro Vasconcelos
- 25 de fevereiro às 14h- Biblioteca Raimundo de Menezes
- 27 de fevereiro às 14h - Biblioteca Paulo Duarte (CCN)
Foto da atração: “Cortejo Afro”. (Foto: Reprodução)
Contação de Histórias temáticas unem o lúdico à diversão da folia
A contação de histórias traz o Carnaval para o universo da imaginação, do afeto e da escuta nos espaços de leitura da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas. Com propostas que unem música, oralidade e ludicidade, as atividades convidam crianças e famílias a descobrirem narrativas que brincam com sons, cores e personagens carnavalescos. Com a participação dos grupos Cia Tempos Juncos; e Tricotando Contos de Carnaval.
A Cia Tempos Juncos apresenta o espetáculo de contação de histórias musicada “Musicleta: uma bicicleta em carnaval”. Em que uma bicicleta viajante percorre caminhos em busca das diversas tradições do carnaval brasileiro. Através da narrativa, da música ao vivo e do canto coletivo, a Musicleta encontra ritmos, brincadeiras e memórias que fazem o carnaval acontecer. Veja as datas das apresentações:
- 24 de fevereiro às 14h - Biblioteca Narbal Fontes
- 25 de fevereiro às 14h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
- 26 de fevereiro às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Foto da atração: “Musicleta: uma bicicleta em carnaval”. (Foto: Reprodução)
Enquanto a Cia Tricotando Contos de Carnaval oferece uma experiência com grandes festas que estão prestes a acontecer. Ao lado da joaninha, o público é convidado a escolher entre dançar uma valsa ou sambar na batucada. Enquanto a celebração anima a mata, o tamanduá chama atenção por não conseguir dançar, despertando a curiosidade sobre o motivo de sua tristeza. Venha com a sua família assistir o espetáculo nos dias:
- 22 de fevereiro às 14h - Ponto de Leitura Parque Vila do Rodeio
- 26 de fevereiro às 11h - Ponto de Leitura Olido
- 28 de fevereiro às 14h - Ponto de Leitura Severino do Ramo
Foto da atração: “Cia Tricotando Contos de Carnaval”. (Foto: Reprodução)
Artes Cênicas encerram agenda cultural diversa com Sandra Guzmán
As artes cênicas completam a programação com espetáculos que exploram o corpo, o brincar e a memória do Carnaval, transformando o riso e o movimento em ferramentas de expressão cultural e educativa. Os grupos que se apresentam são os coletivos Cia. Hespérides, Movimento Vem Brincar Cacuriá e Cia Gravidade Virtual.
A Cia. Hespérides apresenta o “BRINCÂNCIAS CARNAVALESCAS”, com os personagens de Drika Nunes e Sandra Guzmán, atriz colombiana, entrelaçando memória afetiva ao ritmo brincante e vibrante do carnaval brasileiro. Com músicos de primeira qualidade, este espetáculo une música, dança, teatro e contação de histórias para celebrar a cultura brasileira e a infância. A atividade roda os espaços nos dias:
- 25 de fevereiro às 09h - Biblioteca Afonso Schmidt
- 27 de fevereiro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen
- 28 de fevereiro às 14h - Ponto de Leitura Chácara do Jockey
Foto da atração: “BRINCÂNCIAS CARNAVALESCAS”. (Foto: Reprodução)
O grupo Movimento Vem Brincar Cacuriá apresenta uma proposta itinerante e territorializada, composta por pessoas negras, pardas e periféricas que constroem suas práticas a partir das múltiplas realidades culturais das quebradas paulistanas. O espetáculo pode ser visto gratuitamente nos dias:
- 20 de fevereiro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo
- 24 de fevereiro às 14h- Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
- 25 de fevereiro às 15h - Biblioteca Roberto Santos
Foto da atração: “Cia. O Movimento Vem Brincar Cacuriá”. (Foto: Reprodução)
Por fim, a Cia Gravidade Virtual exibe um espetáculo circense “Circo e Folia: Memórias de Carnaval”, que convida o público a viajar no tempo e reviver o Carnaval através das décadas. No picadeiro, números de acrobacia, manipulação de objetos e interação cômica se unem para contar histórias marcadas por cores, ritmos e transformações culturais. A dinâmica acontece nos dias:
- 21 de fevereiro às 14h - Ponto de Leitura Parque Piqueri
- 26 de fevereiro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
- 28 de fevereiro às 14h- Ponto de Leitura Graciliano Ramos
Foto da atração: “Circo e Folia: Memórias de Carnaval”. (Foto: Reprodução)
Confira a programação completa do Biblioteca Viva de fevereiro em nosso site. A programação especial de Carnaval está sujeita a alteração.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 30 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
—————

