Carminho aplaudida de pé em show emocionante no Vivo Rio
Fernanda Montenegro, Caetano Veloso e Marisa Monte prestigiaram apresentação da fadista, que mostrou canções do novo álbum
Luisi Valadão
Moreno Veloso, Marisa Monte, Fernanda Montenegro, Carminho e Caetano Veloso no camarim do Vivo Rio
Em noite memorável, Carminho subiu ao palco do Vivo Rio neste domingo (23) para um reencontro emocionado com o público brasileiro. Diante de uma casa cheia, a cantora portuguesa apresentou o repertório de seu novo álbum, “Eu Vou Morrer de Amor ou Resistir” (Sony Music). O espetáculo foi o primeiro de sua turnê brasileira, alternando intensidade, delicadeza e absoluta entrega artística. Convidados ilustres marcaram presença no show, como Fernanda Montenegro, Caetano Veloso e o filho Moreno, Marisa Monte, Otávio Müller e Bárbara Paz, entre outros.
Desde as primeiras notas, o público demonstrou forte conexão com a obra da artista. Carminho apresentou canções do novo álbum, como “Balada do país que dói”, "Lá vai Lisboa", "Pela minha voz" e "Saber" (esta última teve a participação de Laurie Anderson no álbum). O Brasil também se fez presente no repertório, com “Chuva no Mar” (Marisa Monte), “Como uma Onda” (Lulu Santos e Nelson Motta) e "Sabiá" (de Tom Jobim e Chico Buarque, que ela gravou em 2016). Ao final, Carminho foi aplaudida de pé.
“Eu fico muito contente de voltar ao Brasil, onde tenho tantos amigos e ótimas lembranças. Há um provérbio que diz: ‘Não retornes ao lugar onde foste feliz’. Mas eu discordo. Aqui estou em casa. A primeira vez que vim ao país foi de navio. A cada vez que regresso, eu me sinto revigorada”, afirmou Carminho durante o show.
Ricardo Nunes / Divulgação
A cantora incorporou novas texturas ao fado: instrumentos tradicionais do gênero, como a guitarra portuguesa e a viola de fado, foram mesclados com guitarra elétrica, Mellotron e Cristal Baschet. Ela buscou inspiração nos conjuntos de guitarras portuguesas e em grandes vozes como Maria Teresa de Noronha, Beatriz da Conceição e Teresa Siqueira (sua mãe).
A cantora se apresentou com uma banda formada por André Dias (guitarra portuguesa), Flávio Cardoso (viola de fado), Tiago Maia (baixo acústico), Pedro Geraldes (guitarra elétrica) e João Pimenta Gomes (Mellotron, Ondes Martenot e Cristal Baschet). Hoje à noite, ela faz show no Cultura Artística, em São Paulo, e quarta-feira (26), em Brasília.
|
—————
