Casa de Cultura Júlio Guerra celebra 24 anos com programação cultural gratuita em Santo Amaro
Sábado (17), a partir das 9h30, o espaço recebe atividades de dança, oficina, música e muito mais
Caju e Castanha, dupla da música popular nordestina, celebra mais de 45 anos de carreira às 16h deste sábado (17) (Foto: Divulgação)
São Paulo, 14 de Janeiro de 2026 - A Casa de Cultura Municipal Júlio Guerra comemora 24 anos de atuação como espaço cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa no bairro de Santo Amaro com uma programação especial gratuita no sábado, dia 17 de janeiro. O aniversário reúne atividades de dança, oficina gastronômica, artes visuais, cerimônia comemorativa e muita música, a partir das 9h30.
Ao longo do dia, o público poderá participar de aulas abertas que unem dança e bem-estar na atração “Y Dance”, às 10h. Logo depois, acontece a oficina culinária com foco em receitas de salgados, às 11h, que traz preparos acessíveis. Também ocorre no dia, uma exposição que projeta a trajetória da Casa, destacando memórias, vivências e a relação do equipamento com o território.
A programação inclui ainda uma cerimônia especial de reconhecimento, com entrega de certificados a pessoas, coletivos, entidades e equipamentos culturais parceiros que contribuíram para a história e o fortalecimento da Casa de Cultura Municipal Júlio Guerra ao longo dos anos, das 11h a 12h.
Encerrando as comemorações, a música toma conta da Casa com apresentações que valorizam a tradição popular brasileira, passando pela MPB e pelo forró, linguagem artística que é marca registrada do espaço e presença constante na relação com a comunidade. A festa começa com Duda Fidelis, às 12 e continua com o baile de três bandas, Forró 7 Pele, Trio Golada e Trio Estrela do Mar, das 13h às 15h.
O encerramento da programação conta com o show de Caju e Castanha, às 16h, que valoriza as raízes nordestinas por meio da embolada e da literatura do forró pé-de-serra. A apresentação celebra a tradição oral e musical do Nordeste, reunindo ritmo, poesia e identidade cultural.
Acompanhe as redes sociais da Secretaria e o site SP+Cultura para mais informações sobre a programação das Casas de Cultura, Centros Culturais, Teatros, Museus e Bibliotecas da Prefeitura.
Serviço:
O que: Aniversário de 24 anos da Casa de Cultura Municipal Júlio Guerra
Quando: 17 de janeiro, a partir das 9h30
Onde: Casa de Cultura Municipal Júlio Guerra - Praça Floriano Peixoto, 131, Santo Amaro, São Paulo
Quanto: Gratuito
Classificação: Livre
Programação:
Durante o evento
Vernissage – Artes Visuais
Projeção audiovisual com imagens, histórias e vivências da Casa de Cultura Municipal Júlio Guerra.
9h30 às 10h - Aula de Y Fight
Atividade que utiliza a dança como forma de exercício, combinando ritmos variados e coreografias simples, promovendo condicionamento físico, coordenação motora e bem-estar.
10h às 11h - Aula de Y Dance
Aula aberta que une movimento, expressão corporal e socialização, de forma leve e inclusiva.
11h às 13h - Oficina de Salgados – com Regina Neusa
Workshop com aprendizado de receitas de baixo custo, com degustação gratuita.
11h às 12h - Cerimônia especial
Entrega de certificados a parceiros, entidades e equipamentos culturais que colaboram com a trajetória da Casa.
12h - Duda Fidelis – Música | MPB
13h às 15h Baile - Música | Forró
Com Forró 7 Pele, Trio Golada e Trio Estrela do Mar
16h às 17h - Caju e Castanha - Música | Forró
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
—————
