12/11/2025 15:32

Celebrando os 200 anos do Parque Jardim da Luz, Prefeitura de São Paulo reinaugura Bosque de Leitura

O espaço de cultura e literatura promoverá ainda Feiras de Doação e Troca de livros nos dias 15 e 16 de novembro, no evento de aniversário do parque cartão postal do Centro de São Paulo
 
 
 
 
São Paulo, novembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, em virtude pela celebração de 200 anos do Parque da Luz, o mais antigo parque público do município em funcionamento, marca também a reabertura temporária do Bosque de Leitura Jardim da Luz nos dias 15 e 16 de novembro, datas estas marcadas para a grande cerimônia de comemoração de aniversário, com programação de shows do Bicho de Pé, Baile do Simonal, Maestro João Carlos Martins Luiza Lian e Bixiga 70.
 
 
Junto à programação dos 200 anos do Parque da Luz, o Bosque de Leitura Jardim da Luz leva duas atividades gratuitas e livres para qualquer idade: o “Pegue, Leve e Leia”, feira de doação de livros, e uma Feira de Troca de Livros e Gibis. Ambas funcionam das 11h às 15h30.
 
Entre os livros que podem ser pegos gratuitamente por qualquer interessado, sem qualquer cadastro, compra ou troca, incluem as edições especiais de “O Alienista”, de Machado de Assis, e “Um Senhor muito Velho com umas Asas Enormes”, de Gabriel Garcia Marques, do selo De Mão em Mão, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Já para a dinâmica da Feira de Troca de Livros e Gibis, o munícipe pode pegar qualquer livro parado ou indesejado de sua casa – excetos livros didáticos, técnicos ou acadêmicos – e retirar qualquer outro título participante da atividade, sempre na escala 1 por 1. Quanto mais livros trouxer, mais livros novos você leva!
 
 
As feiras estão sujeitas a alteração de horário e local, que serão comunicadas brevemente nos canais de comunicação. Caso termine a quantidade de livros para distribuição das feiras de “Pegue, Leve e Leia”, as bibliotecas podem encerrar as atividades antes do horário previsto, recomendado chegar cedo ao local.
 
 
 
 
Mais sobre o Bosque de Leitura Parque Jardim da Luz
 
Construído em 2006, o Bosque de Leitura Parque Jardim da Luz é um dos 13 Bosques de Leitura espalhados pela cidade que levam acesso livre à leitura e cultura, por meio de agendas gratuitas e plurais do Programa Biblioteca Viva, em regiões ao ar livre com maior contato com a natureza, geralmente em parques e praças, estimulando uma maior ocupação e valorização destas valiosas áreas para a cidade, da mesma forma com o consumo literário, oferecendo mais espaços seguros, tranquilos e confortáveis para ler sozinho ou acompanhado. Com fácil acesso às estações Luz do Metrô e CPTM, o Bosque será entregue totalmente reformado em dezembro de 2025.
 
 
 
 
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.
 
 
 
 
Serviço:
 
Programação dos 200 anos do Parque Jardim da Luz: Reabertura do Bosque de Leitura Jardim da Luz
 
Quando: 15 e 16 de novembro
 
Horário: 11h às 15h30
 
Local: Bosque de Leitura Parque Jardim da Luz - Rua Ribeiro de Lima, 99, Bom Retiro, Zona Leste.
 
Classificação: Livre
 
Ingressos: Gratuitos
 
 
 
 
Atração: Feira de Doação de Livros “Pegue, Leve e Leia”
 
Quando: 15 e 16 de novembro
 
Horário: 11h às 15h30
 
Sinopse: O “Pegue, Leve e Leia” é um projeto de feira de doação de livros do Sistema Municipal de Bibliotecas, onde o munícipe pode retirar gratuitamente qualquer livro selecionado da estante. Cada pessoa pode retirar até dois livros. A medida visa ampliar o acesso à leitura na cidade e ainda incentivar o uso continuado das bibliotecas como pontos culturais e de lazer.
 
 
 
 
Atração: Feira de Troca de Livros e Gibis
 
Quando: 15 e 16 de novembro
 
Horário: 11h às 15h30
 
Sinopse: As feiras de troca de livros tem como objetivo principal promover a circulação de obras, evitando descartes e disseminando informação, leitura e cultura para todos os interessados. Para participar, é necessário trazer livros em ótimo estado, sem páginas rasgadas, manchas proeminentes ou qualquer avaria ou deformidade que atrapalhe a leitura do material, e não serão aceitos livros técnicos ou acadêmicos. Gêneros literários podem se misturar à vontade, podendo trocar seu livro de fantasia por um novo de romance, ou até o seu livro estrangeiro por algum clássico brasileiro.
 
 
 
 
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
 
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
 
 
 
 
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
 
 
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artístic

—————

Voltar


Contato

Jornal1 no Canal 3 da Claro


são paulo


(11)968674366