18/11/2025 18:11

CEUB celebra legado constitucional de Ayres Britto com lançamento do livro "Carlos Ayres e o Supremo"

Evento reuniu comunidade jurídica e acadêmica. Renda da obra será revertida ao Instituto Reciclando Sons, da Estrutural (DF)

O Centro Universitário de Brasília (CEUB) promoveu, na noite desta segunda-feira (17), o lançamento e a sessão de autógrafos do livro “Carlos Ayres e o Supremo”, que evento reuniu juristas, professores, autoridades, estudantes e representantes do terceiro setor. O tributo ao legado jurídico do ministro e professor Carlos Ayres Britto reforça o compromisso do CEUB com a valorização do pensamento constitucional brasileiro. O livro, cuja renda será revertida ao Instituto Reciclando Sons, estará disponível nos principais e-commerces e livrarias do país. 
 
O vice-reitor do CEUB, Gabriel Mallab, comentou o orgulho da instituição em idealizar e promover o projeto, destacando a importância do Direito para a academia: “O CEUB é um ponto de encontro de ideias e ideais. Ter entre nós uma figura como o professor Ayres Britto dignifica o ensino e a docência. Ele encanta não só os juristas, mas qualquer interlocutor. Esta homenagem é mais que justa”.
 
O homenageado, ministro e professor do CEUB Ayres Britto, citou o papel do Direito e o dever ético do jurista: “Nós, da área jurídica, temos o dever de enxergar o Direito como realidade imperiosa e nos submetermos a ele. O verdadeiro profissional é aquele que se anula como sujeito para retratar a vontade objetiva das normas, sobretudo da Constituição, a lei das leis”. Ao comentar a democracia, enfatizou: “Se a Constituição é a lei suprema formalmente, substantivamente o princípio supremo é a democracia. É a trajetória que vai do supremo para o Supremo”.
 
Organizador, coautor do livro, além de patrono e coordenador do curso de Direito do CEUB, Daniel Amin afirmou que a obra celebra o poder transformador da educação, “que nos faz avançar como sociedade". Ele comentou o protagonismo institucional no projeto: “Agradeço ao professor Ayres Britto por permitir esta homenagem e aos autores que tornaram a obra possível. Agradeço também ao CEUB, que desde o início nos apoiou”. 
 
Direito, democracia e cultura popular brasileira
A cerimônia teve a apresentação da orquestra do Instituto Reciclando Sons, entidade beneficiada pela renda do livro, com coletânea de músicas dos compositores brasileiros preferidos de Ayres Britto. Rejane Pacheco, diretora do Instituto, ressaltou o alcance social da iniciativa: “Há 25 anos, a Reciclando Sons forma jovens na Estrutural, uma das áreas mais vulneráveis do DF. Estar aqui é uma honra. Esperamos que esta homenagem marque o seu coração”.
 
A importância do ministro para o pensamento jurídico foi ressaltada por Lílian Rose, coordenadora do programa de Mestrado e Doutorado em Direito e Relações Governamentais do CEUB, além de co-responsável pela organização do livro. “Existe um STF antes, durante e depois de Carlos Ayres Britto. São poucas as pessoas que deixam marcas tão potentes na história. É uma alegria celebrar esse homem genuíno e singular”.
 
Sinopse da obra
“Carlos Ayres e o Supremo” é um tributo à trajetória do ministro Carlos Ayres Britto, cuja vida pública foi marcada pela capacidade de unir sensibilidade poética ao rigor jurídico. Sua atuação no Supremo consolidou uma agenda de defesa da democracia, da cidadania e dos valores republicanos. Reunindo diversos autores, a obra destaca sua contribuição ao direito e à sociedade, celebrando um jurista que é, ao mesmo tempo, homem de ideias e de palavras.

 

—————

Voltar


Contato

Jornal1 no Canal 3 da Claro


são paulo


(11)968674366