Confira última semana da mostra de teatro gratuita “2025 Em Cena”, com peças teatrais que reuniram mais de 1 milhão de pessoas no ano
Evento termina neste domingo (21), com títulos como “Derrama”, “Dois Papas” e “O Sítio do Vovô Hermeto”
|
São Paulo, 15 de dezembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta a última semana da tradicional mostra de teatro “2025 Em Cena”. O evento traz os principais espetáculos do ano, que foram sucesso de crítica e público, e que reuniram mais de 1 milhão de pessoas, para os teatros municipais de graça.
Durante dezembro, já foram apresentados 14 peças e nessa semana vão ter as últimas sete: “Carta à rainha louca”, “O Sítio do Vovô Hermeto”, “Podemos voar sem asas”, “Derrama”, “Peça para salvar o mundo”, “Dois papas” e “Favela de barro - instáveis moradias em queda”, nos teatros Alfredo Mesquita, Arthur Azevedo, Cacilda Becker e Paulo Eiró (mais detalhes no serviço abaixo).
Para selecionar as obras da mostra, foram assistidas mais de 200 peças durante o ano em todos os teatros privados e públicos de São Paulo. Todas estrearam em São Paulo neste ano, como o monólogo de Othon Bastos “Não Me Entrego, Não!”, apresentado na primeira semana da mostra, no Teatro Arthur Azevedo.
Nesta semana, a peça “Derrama” propõe uma experiência em palco alternativo, sendo apresentada em um estacionamento, com um ônibus como cenário. A obra aborda o universo feminino e conta com uma equipe 100% mulheres, incluindo direção e um elenco formado por nove atrizes. Ela será apresentada na sexta (19), sábado (20) e domingo (21), às 17h, no Teatro Alfredo Mesquita.
Já em “Peça para Salvar o Mundo”, o público assume o papel de ator: voluntários sobem ao palco e, com o apoio de Inteligência Artificial, constroem em tempo real uma narrativa assistida pela plateia, na sexta (19) e sábado (20), às 21h e domingo (21), às 18h, no Teatro Arthur Azevedo.
“O Sítio do Vovô Hermeto” é um espetáculo infantil que faz uma homenagem ao músico Hermeto Pascoal, falecido neste ano. O espetáculo combina música ao vivo, teatro de bonecos e dança, apresentando às crianças o universo lúdico do artista e celebrando a criatividade inspirada na natureza e na infância. Será apresentado no sábado (20) e domingo (21), às 16h, no Teatro Alfredo Mesquita.
O espetáculo “Dois Papas”, traz Celso Frateschi e Zécarlos Machado interpretando respectivamente o cardeal argentino Jorge Bergoglio e o Papa Bento XVI. O primeiro está decidido a pedir sua aposentadoria por divergências sobre a forma como o Papa tem conduzido a Igreja quando é surpreendido por um convite para se encontrar com o próprio Papa. A trama aborda o confronto de ideias de dois homens com visões de mundo diferentes e mostra o respeito e amizade entre ambos. Confira a peça na sexta (19) e sábado (20), às 20h e domingo (21), às 19h, no Teatro Arthur Azevedo.
Escrito por: Camila Quaresma | Revisado por: Suzane Rodrigues
SERVIÇO
Atração: Favela de barro - instáveis moradias em queda
Quando: Sexta (19) e sábado (20), às 21h e domingo (21), às 19h
Onde: Teatro Cacilda Becker, R. Tito, 295 - Lapa
Sinopse: "Minha avó disse mangue-preto também água…" Da planta espinhenta a lugar de muitos povos, o espetáculo em processo "Favela de Barro - Instáveis Moradias em Queda" se estrutura por meio da pesquisa, criação coletiva e montagem em espaço alternativo trabalhando as temáticas periféricas que envolvem a formação do território das favelas, o processo de desapropriação das terras, as heranças étnico-culturais e seus reflexos nos cotidianos das cidades. No ato circular movido pelos elementos, as múltiplas linguagens são ferramentas de construção da peça teatral, que também busca tencionar as noções tradicionais do fazer teatral. Afinal, somos Corpos-Favelas pulsando, 013 Cubatão no verso, pouco tempo pra entender que aqui nois é de verdade.
Atração: Dois papas
Quando: Sexta (19) e sábado (20), às 20h e domingo (21), às 19h
Onde: Teatro Arthur Azevedo, Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca
Sinopse: O cardeal argentino Jorge Bergoglio está decidido a pedir sua aposentadoria devido a divergências sobre a forma como o Papa Bento XVI tem conduzido a Igreja. No entanto, ele é surpreendido por um convite pessoal que mudará seu destino: um encontro com o próprio Papa. Bento XVI considera renunciar ao papado devido às crescentes pressões e desafios enfrentados pela instituição. Eis que Bergoglio, antes de anunciar sua saída, emerge como um candidato improvável para sua sucessão. Agora, juntos, eles precisam superar suas diferenças e trilhar um novo caminho. Nesse encontro fascinante, visões de mundo se chocam e segredos são compartilhados. A trama, então, segue por um rumo inesperado e Bergoglio se depara com uma oportunidade que pode alterar o curso da Igreja.
Atração: Peça para salvar o mundo
Quando: Sexta (19) e sábado (20), às 21h e domingo (21), às 18h
Onde: Teatro Arthur Azevedo, Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca
Sinopse: Uma máquina foi programada para salvar a humanidade de sua autodestruição, e precisa coletar informações do público a fim de criar estratégias para enfrentar os desafios mais urgentes da humanidade como epidemias, crise climática, intolerância social e a incerteza quanto ao futuro. Para isso, se comunica com o público através de um avatar que vai assumindo feições de robô, mulher, homem, criança e idosa. Ele vai mudando e se adaptando aos temas e ambientes. Este avatar quer aprender a sentir, e colhe depoimentos dos espectadores (que quiserem) numa conversa intimista e informal.
Atração: Derrama
Quando: Sexta (19), sábado (20) e domingo (21), às 17h
Onde: Teatro Alfredo Mesquita, Av. Santos Dumont, 1770 - Santana
Sinopse: Derrama é um espetáculo musical que traz um olhar poético sobre águas e tempo, traçando um paralelo entre o universo feminino e os rios.
Atração: Podemos voar sem asas
Quando: Sábado (20) e domingo (21), às 16h
Onde: Teatro Cacilda Becker, R. Tito, 295 - Lapa
Sinopse: A peça, um espetáculo teatral com bonecos, conta a história de uma princesa cadeirante, a Princesa Tetê, que sonha em voar e ver o mundo para conhecer novas histórias. Vivendo em uma cadeira de rodas, ela não consegue ir para muito longe, mas com o intuito de agradar sua filha, o Rei Lelê e a Rainha Sissí convocam artistas e contadores de histórias de várias partes do mundo para trazer alegria para a princesa. Assim, a Princesa Tetê embarca em uma jornada mágica e multicultural.
Atração: O Sítio do Vovô Hermeto
Quando: Sábado (20) e domingo (21), às 16h
Onde: Teatro Alfredo Mesquita, Av. Santos Dumont, 1770 - Santana
Sinopse: Espetáculo híbrido que combina música ao vivo, teatro de bonecos e dança para apresentar às crianças a obra lúdica do músico Hermeto Pascoal, celebrando a criatividade a partir da natureza e da infância.
Criado pelo Silencie Coletivo Percussivo, o musical traz uma narrativa sem falas que envolve música, dança e teatro de formas animadas para estimular o imaginário infantil. A história acompanha duas crianças que, privadas de seus celulares durante férias no sítio do Vovô Hermeto, descobrem um espaço mágico onde a música faz a natureza ganhar vida; folhas caídas, bichos e elementos do campo se transformam em personagens dançantes.
Atração: Carta à rainha louca
Quando: Sábado (20) e domingo (21), às 21h e domingo (21), às 19h
Onde: Teatro Paulo Eiró - Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro
Sinopse: A peça musical CARTA À RAINHA LOUCA é uma adaptação da obra literária de Maria Valéria Rezende, concebida e escrita a partir de uma carta verdadeira encontrada pela autora nos arquivos ultramarinos em Lisboa. O espetáculo conta a história de Isabel das Santas Virgens que, isolada num convento em Olinda, escreve uma carta à Rainha Maria I de Portugal, conhecida como Rainha Louca, relatando sua trajetória e denunciando as violências cometidas pelos homens no período do Brasil colônia. Isabel é presa e acusada injustamente por tentar estabelecer na região de Minas Gerais um convento feminino clandestino, quando na verdade tratava-se de uma comunidade criada para acolher mulheres pobres, sem família, sem renda, sem destino: as chamadas ‘sobrantes’.
—————
