10/02/2026 17:10

Conheça o concerto que está circulando pelas periferias de São Paulo aos sábados

Concerto na Quebrada é um projeto que une a música erudita com a popular e o teatro com a espontaneidade no palco

 

Quinta edição chama o grupo Nova Raiz para se apresentar no Céu Taipas no sábado, às 18h30

 

São Paulo, 10 de outubro de 2025 – A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, com apoio da Secretaria de Educação, promove mais uma data do Concerto na Quebrada neste sábado (11), às 18h30, no Céu Taipas. Com o elenco de músicos eruditos, se apresenta o grupo Nova Raiz, fundado na Cohab Taipas, zona norte de São Paulo.
 

Nova Raiz tem 25 anos de história e nasceu através das reuniões de jovens sambistas da região, que se reuniam nas festas de familiares e amigos da comunidade. Seu propósito era participar da Festa de São Benedito na Cidade Tietê. Desde então, o grupo percorreu o Brasil acompanhando grandes nomes da música popular brasileira.
 

O projeto Concerto na Quebrada realizado por meio do Edital de Festivais, viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc, não requer retirada de ingresso prévio e tem entrada gratuita. Seu objetivo é a democratização e descentralização da música erudita levada para longe do centro da cidade. Além disso, os músicos de formação clássica colaboram com artistas da música popular da região escolhida, que familiarizam o público. A apresentação é conduzida por maestros, juntamente com apresentações cênicas de atores, além de músicos cantores e pianistas.
 

O Centro Cultural Grajaú, na zona sul da cidade, recebeu a estreia do projeto no dia 30 de agosto. Na ocasião, o grupo local convidado foi a “Velha Guarda Terceiro Milênio”, grupo dos integrantes mais experientes da escola de samba paulistana, que agitou os munícipes presentes.

 

A segunda edição contou com a Batalha da Juventude, que reúne batalhas de rima com a proposta de desmarginalizar o rap e criar um espaço de encontro entre a arte e o jovem periférico. O grupo da Zona Norte se apresentou com os pianistas em seu ponto de encontro de costume, no Centro Cultural da Juventude.
 

Já no Centro Cultural Vila Formosa, a cantora Bia Doxum se apresentou no dia 20 de setembro. Compositora da zona leste de São Paulo, faz música influenciada pelo movimento hip hop e pela literatura periférica. O cantor Daniel Lotoy e o guitarrista Toni Twiaschor participaram da quarta edição no Centro Cultural Tendal da Lapa, na zona oeste da cidade, dia 27 de setembro.
 

A última edição trouxe o RAP como tema, novamente, e convidou as Monarckas para compor o espetáculo. As artistas são conhecidas pelo projeto “A Quebrada é Boa” em que através do Hip Hop fizeram oficinas e shows para públicos de todas as idades. Nascido nas ruas de Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo, o grupo utiliza múltiplas linguagens como DJ, MC, Breaking e Grafite como repertório artístico.
 

O festival ainda passa por 9 pontos da cidade até o fim do ano, além das apresentações anteriores, todas com entrada gratuita. A união da música clássica e da arte urbana valorizará a diversidade de talentos espalhados em todas as regiões da cidade de São Paulo.
 

Família Nova Raiz
 

Atualmente formado por Eriton Cabral, Misael Francisco e Eder Custodio, o grupo segue sua história marcada pela paixão pela música. Em 2023, Nova Raiz lançou seu primeiro EP intitulado “Recomece”, com quatro faixas: Coração TeimosoOro Por NósFlor Cheirosa e a faixa-tema Recomece, gravada com a participação especial da ilustre madrinha Luedji Luna.
 

Além da artista, já tocaram com Príncipe Reinaldo, Jorge Aragão, Fundo de Quintal, Luizinho SP, Carica Sensação, Pedrinho da Flor, Almirzinho Serra, Claudinho de Oliveira, Royce do Cavaco, Carlos Caetano, Liniker, Jota.pê, WD, Zudizilla, Walmir Borges, Paula Lima. Atualmente, além das casas de shows que se apresentam, tem um projeto chamado Pagodão Da Família que acontece mês sim, mês não, na Zona Norte.

 

Acompanhe as redes sociais da Secretaria e o site oficial para mais informações sobre a programação das Casas de Culturas, Centros Culturais, Teatros e Bibliotecas da Prefeitura.
 

Serviço:

PROGRAMAÇÃO GRATUITA - sem necessidade de retirar ingresso

 

Atração: Concerto na Quebrada

Local: Céu Taipas

Quando: Sábado (11/10), às 18h30
 

Próximas edições:

 

Local: CÉU Capão Redondo

Quando: Sábado (18/10), às 18h30

 

Local: Céu Campo Limpo

Quando: Sábado (25/10), às 18h30

 

Local: Céu Caminho do Mar

Quando: Sábado (01/11), às 18h30

 

Local: Centro Formação Cultural Cidade Tiradentes

Quando: Sábado (08/11), às 19h

 

Local: Teatro Flávio Império

Quando: Sábado (15/11), às 19h
 

Local: Centro Cultural Penha

Quando: Sábado (22/11), às 19h

 

Local: Céu São Miguel

Quando: Sábado (29/11), às 18h30

 

Local: Centro Culturas Negras

Quando: Sábado (06/12), às 19h

 

Local: Céu Água Azul

Quando: Sábado (12/12), às 18h30
 

Escrito por: Marcelo Lustosa | Revisado por: Suzane Rodrigues
 

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.


 

—————

Voltar


Contato

Jornal1 no Canal 3 da Claro


são paulo


(11)968674366