O Programa CRIA RJ está na reta final de inscrições para as oficinas gratuitas de formação cultural e economia criativa nos territórios de Duque de Caxias, Queimados, Vila Kennedy e Providência. Moradores desses quatro territórios podem se inscrever até o dia 4 de fevereiro de 2026 para participar das atividades presenciais, que acontecem entre fevereiro e março.
Entre os temas das oficinas estão “Desmistificando Editais – Leitura e Síntese”, “Passo a passo na inscrição do ICMS pelo Desenvolve Cultura até a Prestação de Contas”, “Memória e Relatoria de Mestres de Saber”, “Passo a passo na inscrição Lei Rouanet – Sistema SALIC até a Prestação de Contas”, “Regularização e Formalização de CNPJ-MEI, OSCs e Associações”, “Leis de Incentivo e Fomento Cultural”, “Capacitação de Pontos de Cultura para acesso a editais” e “Estratégias de Negócios da Economia Criativa”. As inscrições são feitas pelo site do CRIA RJ, em páginas específicas para cada território.
“É muito importante esse investimento na economia criativa, nos trabalhadores e trabalhadoras da cultura a partir de cursos como elaboração de projetos para planejamento de comunicação e da própria produção cultural. A gente acredita no fortalecimento territorial, na união comunitária e, sobretudo, na promoção e na difusão dos talentos de cada território”, destaca William Mendonça, coordenador-executivo do Cria RJ.
O Cria RJ é uma plataforma de formação, aceleração de negócios criativos e fruição artística com foco em agentes culturais de territórios periféricos urbanos. A iniciativa é realizada pelo Marco Zero, conta com consultoria executiva do Ibero Culturas, produção da WM Cultural e contempla as regiões de Duque de Caxias, Queimados, Vila Kennedy e Providência. O programa tem patrocínio da Light e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.