14/11/2025 19:07

Design com alma da floresta: Sebrae revela a força criativa do Baixo Amazonas na COP 30

Publicação reúne histórias e produtos de 19 empreendedores da região, valorizando saberes tradicionais e o design sustentável amazônico

Por Camila Vidal

 

O design sustentável do Baixo Amazonas (PA) ganhou projeção internacional nesta sexta-feira (14) com o lançamento do livro “Iconografia Local – Bioma Amazônico”, no estande do Sebrae na Green Zone da COP30. A obra reúne histórias e processos criativos de 19 empreendedores de Santarém, Alter do Chão, Belterra e Mojuí dos Campos, participantes de programa imersivo do Sebrae voltado ao design sustentável e ao uso responsável da biodiversidade. O livro passa a integrar o portfólio da instituição como ferramenta de promoção da bioeconomia criativa amazônica em mercados nacionais e internacionais.

O lançamento foi conduzido por Newman Costa, coordenadora de Diferenciação para Mercados do Sebrae Nacional, com a presença do estilista e coordenador criativo do projeto, Walter Rodrigues, que mergulhou em referências locais, da arquitetura ribeirinha à culinária, passando pelas festas e técnicas artesanais, para traduzir o espírito da região em formas, materiais e narrativas. Também participaram a gerente da Unidade de Sustentabilidade e Inovação do Sebrae/PA, Renata Batista, e a superintendente da Assintecal, Silvana Dilly.

“Este projeto mostra que é possível gerar renda e conservação ambiental com criatividade e propósito. Identificamos modelos que unem estética, inclusão social e regeneração. Agora queremos dar visibilidade e atrair novos recursos para quem vive e protege o território”, afirmou Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional, durante o lançamento.

Durante a apresentação, Walter Rodrigues ressaltou o impacto do processo criativo para os empreendedores da região: “Transformamos produtos em ideias, com nova percepção para esses pequenos negócios. Falamos de envolvimento sustentável à medida que conectamos as pessoas a esse universo, a esse território, reforçando o sentimento de pertencimento”.  O lançamento incluiu a exibição de vídeo que registrou todas as etapas do programa do Sebrae e a apresentação física dos produtos, que encantaram o público com a combinação de identidade amazônica, inovação e sustentabilidade.

Baixo Amazonas: quando a floresta vira valor cultural e econômico

A economia criativa do Baixo Amazonas tem se consolidado como uma força silenciosa e transformadora, que conecta saberes ancestrais, biodiversidade e inovação. Em comunidades como Santarém, Alter do Chão, Belterra e Mojuí dos Campos, surgem negócios que nascem da floresta e não à sua custa, movimentando cadeias produtivas que unem sustentabilidade, afeto e pertencimento territorial.

De cuias a biojoias, de tecidos naturais a móveis de madeira manejada, esses empreendedores estão redefinindo o conceito de produção na Amazônia. Em suas mãos, a floresta deixa de ser apenas cenário e se torna protagonista da economia regenerativa. Com o apoio do Sebrae, esse ecossistema criativo tem conquistado novos mercados e espaços de visibilidade. A COP30 se tornou o palco ideal para mostrar ao mundo que o design amazônico pode inspirar um novo modelo de desenvolvimento, aquele que cria sem destruir e prospera com a floresta em pé.

As peças da publicação estão expostas no estande do Sebrae na AgriZone

O apoio de instituições como o Sebrae tem permitido a esse ecossistema criativo fortalecer suas cadeias produtivas, acessar novos mercados e ganhar visibilidade em eventos como a COP30. É no cruzamento entre cultura, design e floresta em pé que o Baixo Amazonas projeta uma nova narrativa de desenvolvimento para o Brasil e para o mundo, uma narrativa que cuida, cria e compartilha, sem destruir.

O Sebrae na COP30

Com estande de 400 m² instalado na Green Zone, o Sebrae transforma sua presença na COP30 em uma experiência imersiva inspirada na Amazônia e na diversidade do país. Além de vitrine viva de inovação e cultura, é um espaço de diálogo e network, com sala de reuniões, auditório e loja colaborativa de produtos da bioeconomia, conectando lideranças, investidores e empreendedores.

De 10 a 21 de novembro, das 9h às 20h, a programação combina conteúdo, cultura e sensorialidade, com atrações como webséries e documentários exibidos no “PedaCine do Brasil”, apresentações culturais, degustações e harmonizações com ingredientes regionais. O Sebrae também montou a Zona do Empreendedorismo (En-Zone), no Parque Belém Porto Futuro, e trabalha em ativações urbanas e outros pontos de presença pela capital do Pará. Acompanhe a cobertura completa dos pequenos negócios na COP30 pela Agência Sebrae de Notícias.

 

—————

Voltar


Contato

Jornal1 no Canal 3 da Claro


são paulo


(11)968674366