25/09/2025 13:53

Domingão Tarifa Zero conta com novas linhas de ônibus e passa por circuitos culturais e de lazer

Pinacoteca, Museu do Ipiranga, Pacaembu e outros pontos turísticos ficam mais fáceis de visitar com transporte gratuito
 

São Paulo, 25 de setembro de 2025 – A partir deste domingo (28), o Domingão Tarifa Zero recebe três novas linhas turísticas, com trajetos especiais pelos principais pontos de lazer da cidade. A iniciativa promove, aos domingos, transporte gratuito pela cidade por meio dos ônibus municipais. Os novos trajetos são:
 

Paulistar 1, um circuito de cultura que vai do Terminal Parque D. Pedro II até a Pinacoteca. Será um passeio pela história de São Paulo, ligando a Estação da Luz e o Museu da Língua Portuguesa a pontos icônicos como o Mercadão, o Pateo do Collegio, o Theatro Municipal, a Pinacoteca, a Praça da República e os bairros da Liberdade e do Bixiga.
 

Paulistar 2, um circuito de parques que vai do Museu do Ipiranga ao Parque Ibirapuera. Ambos os pontos são importantes espaços verdes e culturais da cidade e a linha ainda vai ao Parque da Aclimação. No trajeto, os ônibus passam por atrações como o Museu de Zoologia da USP e o SESC Vila Mariana.

 

Paulistar 3, um circuito de lazer que vai do Paraíso ao Pacaembu. A linha atende também o Parque Ibirapuera, e os ônibus conectam a região da Avenida Paulista, aberta para o lazer, com paradas próximas ao MASP, Casa das Rosas e Japan House. Assim, é feita uma integração importante entre pontos de esporte, cultura e lazer.

 

Juntas, as três linhas juntas passarão por aproximadamente 27 pontos turísticos, sendo, além dos já citados, o Museu da Arte Sacra, Farol Santander, Praça da Sé, Praça da Liberdade, Conjunto Nacional, Museu do Futebol, entre outros.
 

As linhas Paulistar irão operar com 14 veículos elétricos, todos com acessibilidade, ar-condicionado, carregador USB e wi-fi. Os veículos foram acrescidos à frota total de domingo, e não serão deslocados de outras linhas.

 

Já os trajetos regulares que atendem essas regiões continuarão em operação, garantindo a manutenção da oferta atual e ampliando as opções de deslocamento para a população.

 

ATENDIMENTO PAULISTAR: Das 8h às 19h, aos domingos. Não haverá guia turístico.

 

Escrito por: Marcelo Lustosa | Revisado por: Suzane Rodrigues

 

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

—————

Voltar


Contato

Jornal1 no Canal 3 da Claro


são paulo


(11)968674366