Edital Reconhecimento Nacional Givânia Maria da Silva tem prazo de inscrição prorrogado
Projetos de Práticas e Vivências em Educação Quilombola podem ser inscritos até dia 20 de janeiro de 2026. Confira o cronograma atualizado.
Estão prorrogadas as inscrições para o Edital de Reconhecimento Nacional Givânia Maria da Silva de Práticas e Vivências em Educação Quilombola – lançado pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), por meio do seu Coletivo de Educação em parceria com a Porticus e o Imaginable Futures. O novo prazo para inscrição segue até o dia 20 de janeiro.
As equipes interessadas devem verificar o novo cronograma atualizado disponível aqui: Cronograma atualizado
O edital tem como objetivo reconhecer, valorizar e dar visibilidade às práticas, experiências e vivências desenvolvidas na educação quilombola em diferentes territórios do país, fortalecendo a identidade, a ancestralidade, a resistência e os saberes dos povos quilombolas.
O reconhecimento será concedido a equipes de profissionais da educação, a associações, organizações e grupos quilombolas.
O edital
Lançado em 20 de novembro de 2025 – Dia da Consciência Negra – o edital irá identificar e premiar práticas educativas quilombolas alinhadas aos princípios da Educação Quilombola. O edital considera como práticas e vivências de Educação Quilombola aquelas que combatem preconceitos, fortalecem a identidade étnico-racial, reforçam o sentimento de pertencimento à ancestralidade quilombola e contribuem para as lutas contra o racismo estrutural, ambiental e socioterritorial nos territórios.
Serão selecionadas 10 práticas, distribuídas de forma equitativa entre as regiões brasileiras. Cada iniciativa vencedora receberá:
R$ 5.000,00 para a prática selecionada;
Coletânea de livros no valor de R$ 1.000,00 para a instituição vinculada (escola, associação, organização ou grupo quilombola);
Certificado de reconhecimento.
O edital homenageia Givânia Maria da Silva que é uma liderança histórica do Quilombo Conceição das Crioulas – em Salgueiro (PE) –, cofundadora da CONAQ e referência nacional na defesa dos direitos quilombolas e da Educação Escolar Quilombola. Seu legado inspira esta iniciativa, que busca fortalecer práticas coletivas que reafirmam a identidade, a resistência e o protagonismo quilombola em todo o país. Givânia vem construindo uma linda e marcante história de vida nas lutas do povo negro e quilombola. Portanto, vale registrar que, homenageá-la, é reafirmar, celebrar e festejar a importância da sua luta pelo acesso aos direitos quilombolas, nacionalmente, já conquistados.
O edital completo e os anexos obrigatórios estão disponíveis aqui: Edital – Prêmios de práticas antirracistas de educação quilombola
Inscrições e seleção
Podem ser inscritos projetos desenvolvidos de maneira coletiva, assim como são as vivências em nossos territórios, que se relacionem com uma ou mais das seguintes linhas temáticas:
Práticas Pedagógicas Territorializadas;
Educação/Justiça Socioambiental e Sustentabilidade;
Formação de Professoras e Professores;
Fortalecimento do Ser Quilombola;
Participação da Comunidade.
Acesse aqui o formulário de inscrição.
As equipes responsáveis pelas práticas/projetos inscritos deverão ser compostas por profissionais da Educação Escolar Quilombola que sejam quilombolas, que atuem em escolas quilombolas, e/ou pessoas que compõem grupos quilombolas, associações, e organizações que atuam em territórios quilombolas.
—————
