Ney Matogrosso se apresentou pela primeira vez no Chile, na noite desta terça-feira (20), em Santiago, levando a turnê “Bloco na Rua” ao palco do Festival Internacional Teatro a Mil, como parte do projeto Hola Rio. A apresentação marcou a estreia do cantor no país e reuniu um público de mais de dois mil pessoas que acompanhou o espetáculo com entusiasmo e forte participação.
No repertório, Ney percorreu diferentes fases de sua trajetória e da música brasileira, reunindo canções como “Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua” (Sérgio Sampaio), “A Maçã” (Raul Seixas), “Jardins da Babilônia” (Rita Lee e Lee Marcucci), “O Beco” (Herbert Vianna e Bi Ribeiro) e “Sangue Latino” (Paulo Mendonça e João Ricardo), em um espetáculo que combinou música, presença cênica e identidade artística.
A resposta do público chileno levou o artista a estender a apresentação por quase 30 minutos, atendendo aos pedidos da plateia. O momento rendeu surpresas no bis, com músicas que não faziam parte do setlist original, entre elas “Homem com H”, arrancando aplausos e coro do público.
Antes de subir ao palco, Ney comentou a expectativa para a apresentação em Santiago e a paixão pelo ofício: “Não sabia o que esperar do público chileno. Eu tenho enorme prazer em fazer arte. Tenho consciência de que talvez o tempo vá me tirar isso. Ainda não me tirou. Enquanto der, eu quero alegrar as pessoas”.
A apresentação no Chile foi viabilizada pelo ¡Hola Rio!, plataforma de internacionalização da cultura fluminense idealizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que promove a circulação de artistas brasileiros no exterior e o intercâmbio cultural com países da América Latina.
Sobre o Hola Rio
O Hola Rio é um projeto de internacionalização da cultura fluminense, que compreende três estruturas. A primeira é a articulação de acordos e cooperação internacionais entre entes, como governos, instituições, festivais e centros culturais. A segunda é a mobilidade de artistas, que promove a participação de artistas convidados em ações informativas, apresentações, exposições e eventos similares. A última estrutura é o Festival Hola Río, uma celebração do programa, e que consiste na apresentação de artistas em palcos internacionais.
A primeira edição do Hola Rio foi realizada em Madri, na Espanha, em 2023. A segunda passou por seis cidades colombianas, em 2024. A terceira edição ocorre entre o fim de 2025 e o início de 2026 em cidades da Argentina, Chile e Uruguai.