Estúdio Bijari é responsável pela cenografia e videografia da peça O Retorno que entra em cartaz na próxima sexta-feira
Vencedor do prêmio Shell de teatro na categoria melhor cenário por duas vezes, Estúdio Bijari apresenta, no espetáculo estrelado por Helena Ranaldi, Leonardo Medeiros e Pedro Waddington, uma fusão precisa entre tecnologias de som, luz, imagem e vídeo
São Paulo, janeiro de 2026 – Os artistas paulistanos do Estúdio Bijari são os criadores do cenário, videografia e projeções da peça O Retorno, dirigida por José Roberto Jardim, que entra em cartaz no Sesc Santana, a partir do dia 30 de janeiro. O espetáculo, com texto original do dramaturgo Fredrik Brattberg, conta a história de um casal que lamenta a morte do filho, até que um dia o mesmo aparece na porta de casa sem saber o que aconteceu. Quando a rotina da família é retomada, o jovem desaparece novamente. Por esta peça, Brattberg recebeu o Prêmio Internacional Ibsen, concedido pelo governo norueguês.
Em sintonia com a complexidade dramática do texto, o Bijari desenvolveu a cenografia e a videocenografia com foco na desconstrução, elemento que não apenas acompanha o ritmo da cena, mas também expande ou contrapõe o seu significado. Fisicamente, isso se traduz no projeto de mobiliário, que inclui uma mesa e três cadeiras, e no espaço-biombo. A linha é o elemento construtivo primordial, criando ângulos em perspectiva forçada e sobreposição. Embora inspirado na sobriedade do design moderno, o resultado cênico evoca a abstração de um ambiente doméstico.
“As estruturas funcionam como superfícies para a projeção mapeada, que ajusta cor e textura conforme a ambiência de cada cena. Os padrões angulares e orgânicos repetitivos guiam a jornada emocional da obra, integrando elementos textuais do roteiro e glitches que estabelecem uma nova relação com o material dramático, promovendo rupturas e desconexões narrativas”, explica Gustavo Godoy, sócio do Estúdio Bijari.
O Estúdio Bijari foi vencedor, em duas ocasiões, do Prêmio Shell de Teatro de melhor cenário. A primeira em 2017 com o espetáculo Adeus, Palhaços Mortos; a segunda, em 2019 com com a peça Os 3 Mundos, assinando a criação ao lado de Marisa Bentivegna e Guazzelli.
Estrelada por Helena Ranaldi, Leonardo Medeiros e Pedro Waddington, a peça O Retorno fica em cartaz até o dia 1º de março. Os ingressos podem ser adquiridos no site do Sesc.
Sobre o Bijari
Núcleo de criação em artes visuais e multimídia, o Bijari existe desde 1997 e possui um trabalho de pesquisa calcado na convergência entre arte, design e tecnologia, e tem como objeto de interesse narrativas, poéticas e conflitos que moldam e dão vida à paisagem urbana.
—————

