04/10/2025 22:35

Festival de samba Saudosa Maloca traz Velha Guarda da Vai-Vai e Demônios da Garoa em comemoração ao aniversário de 147 anos do ‘Bixiga’

Evento será neste sábado (4), a partir das 14h, e conta também com ‘Roda Saudosa’ e DJ Lia Macedo

 

Velha Guarda Musical do Vai-Vai. Foto: divulgação.

 

São Paulo, 1° de outubro de 2025 – A terceira edição do festival de samba Saudosa Maloca será especial em comemoração ao aniversário de 147 anos do bairro Bela Vista, conhecido como Bixiga, na histórica Vila Itororó, neste sábado (11), das 14h às 20h, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo. Além da “anfitriã” Roda Saudosa, se apresentam os bambas locais da Velha Guarda Musical do Vai-Vai, o lendário conjunto Demônios da Garoa e a DJ Lia Macedo.

 

Fundada no bairro do Bixiga, em 1987, a Velha Guarda Musical do Vai-Vai formada por Penteado, Amauri, Chicão, Teleu, Ademir, Paulo Valentim, Guinão, Jorginho Saracura, Sahra e Claudete, é motivo de identificação e orgulho para os moradores e frequentadores do Bixiga e, por isso, é simbólico que se apresente nesta edição especial do Saudosa Maloca. A roda ainda contará com a presença de Aldo Bueno, cantor e compositor ligado ao bairro e que chegou até mesmo a morar na Vila Itororó.
 

Também é carregado de simbolismo a apresentação dos Demônios da Garoa, grupo de samba da capital paulista que popularizou inúmeros clássicos de Adoniran Barbosa, incluindo “Saudosa Maloca”, obra que dá nome a este festival de samba, que acontece toda segunda semana do mês, sempre no galpão da Vila Itororó.

 

Já a Roda Saudosa traz em sua formação neste mês, além da já tradicional seleção de sambistas de diversos cantos da cidade, a participação de Graça Braga, desta vez desde presente na roda de samba desde o início da apresentação, e de Osvaldinho da Cuíca, célebre representante da Velha Guarda do samba paulista e fortemente identificado com o Bixiga e com o Vai-Vai.

 

História do Bixiga

 

O loteamento do local onde atualmente se localiza o bairro da Bela Vista teve início no dia 1º de outubro de 1878 pelas mãos do imperador D. Pedro II. Na época, a região abrigava uma extensa área rural chamada de “Campos do Bexiga”, que pertenciam, até o ano de 1870, a Antônio José Leite Braga, que tinha este apelido por ter o rosto marcado pela varíola. Outro ponto histórico relevante do bairro foi o Quilombo da Saracura, situado na localidade onde, em 1930, surgiria o Cordão Carnavalesco e Esportivo Vae-Vae, o atual Grêmio Recreativo Cultural e Social Escola de Samba Vai-Vai.
 

Ao longo dos tempos, a Bela Vista abrigou uma grande comunidade de imigrantes italianos, a maior parte deles vindos da região da Calábria, bem como de migrantes das regiões Norte e Nordeste. Atualmente, o bairro abriga o Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) e tem atraído uma gama de imigrantes de países africanos, como Angola, Nigéria e República Democrática do Congo.

 

Acompanhe as redes sociais do festival, do Centro Cultural Vila Itororó e também da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
 

Serviço

 

Nome do evento: Festival de Samba Saudosa Maloca
Musical

Quando: sábado (11), das 14h às 20h

Onde: Galpão da Vila Itororó (Rua Pedroso 238, Bela Vista - São Paulo/SP)

Duração: 6h

Classificação: Livre

Sinopse: Celebração do aniversário de 147 anos da Bela Vista (Bixiga)

Programação

14h | Abertura da casa com a DJ Lia Macedo

15h | Apresentação da Velha Guarda Musical do Vai Vai

16h | Apresentação dos Demônios da Garoa

18h | Apresentação da Roda Saudosa
 

Sobre a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
 

—————

Voltar


Contato

Jornal1 no Canal 3 da Claro


são paulo


(11)968674366