14/11/2025 18:55

Festival Descontrole traz grandes nomes do hardcore e metal para o Tendal da Lapa neste domingo (16

No Violence, Paura, Surra, Octopoulpe, Mee e mais bandas para assistir totalmente de graça
 

 

Paura comemora 30 anos no festival Descontrole esse domingo (16) no palco externo às 18h
 

São Paulo, 14 de novembro de 2025 - Neste domingo (16), a partir das 9h da manhã, os portões do Centro Cultural Tendal da Lapa se abrem para receber os punks e metaleiros de São Paulo para o festival Descontrole. A programação é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e celebra o melhor da música underground, desde o clássico consolidado até os novos horizontes do hardcore e metal. As bandas presentes serão: No Violence, Paura, Surra, Octopoulpe, Mee, Stomp, Social Shit, Obsoletion, Ethel Hunter, Ato Fálico e Discurso de Pobre.
 

Além das apresentações musicais, o Centro Cultural contará com uma feira de expositores que trabalham com a economia criativa. O festival tem classificação indicativa para maiores de 12 anos e está dividido em dois palcos, um interno e outro externo, com programação intercalada. A proposta do festival é unir público, músicos e bandas de diversos estilos e de várias partes do país para extravasar as neuroses do cotidiano.

 

Um dos destaques é a banda brasileira de hardcore formada no início dos anos 1990, No Violence, que retorna à atividade após duas décadas com show baseado no álbum “Invencível” lançado em 2004. O grupo é reconhecido por seu som agressivo, rápido e direto, fortemente influenciado pelo hardcore old school, pelo thrashcore e pelo powerviolence. Sua apresentação é no palco externo às 19h.
 

Outra banda que marcou a cena underground desde os anos 90 é Paura. O grupo sobe no palco interno às 18h e comemora 30 anos de existência, no Tendal da Lapa. Fundada em 1995, quatro amigos juntaram a agressividade e a fúria do hardcore com o peso e a precisão do metal. Nesse período, fizeram treze lançamentos e inúmeras turnês internacionais.
 

No palco externo, às 17h30, Surra traz seu “trashpunk” para o Descontrole. Desde 2012, estão com essa fórmula explosiva que já acumulou diversos trabalhos autorais, duas turnês na Europa e shows por todas as regiões do Brasil. O trio originário de Santos mistura a música extrema com letras que procuram refletir criticamente sobre a nossa realidade.
 

Octopoulpe é um projeto de um homem só, enigmático, e alega ter nascido em 2015 em um aquário em Seul, Coreia do Sul. O músico passa do math rock ao punk hardcore de maneira bem-humorada com projeções no telão, controlando tudo, inclusive as luzes atrás de sua bateria, ao mesmo tempo que toca. Seu show é no palco interno às 17h.
 

O festival acontece no mesmo domingo em que está previsto o segundo dia do ENEM, dia 16 de novembro, e portanto conta com transporte municipal gratuito por conta do Domingão Tarifa Zero e gratuidade para os estudantes no metrô para realização da prova.

 

Acompanhe as redes sociais da Secretaria e o site oficial para mais informações sobre a programação das Casas de Cultura, Centros Culturais, Teatros, Museus e Bibliotecas da Prefeitura.
 

Serviço:

PROGRAMAÇÃO GRATUITA - sem necessidade de retirada de ingresso
 

Atração: Descontrole

Festival de Música

Quando: Domingo, 16 de novembro, a partir das 13h

Onde: Centro Cultural Tendal da Lapa, R. Guaicurus, 1100 (próximo ao Terminal Lapa e à estação da Lapa, linha 8 diamante).

Classificação indicativa: 12 anos

Ordem das Bandas:

 

Palco Externo

Discurso de Pobre 13h30

Ethel Hunter 14h30

Social Shit 15h30

Mee 16h30

Surra 17h30

No Violence 19h

 

Palco Interno

Ato Fálico 14h

Obsoletion 15h

Stomp 16h

Octopoulpe 17h

Paura 18h
 

Escrito por: Marcelo Lustosa | Revisado por: Suzane Rodrigues

 

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

—————

Voltar


Contato

Jornal1 no Canal 3 da Claro


são paulo


(11)968674366