Festival SP Food Film une degustações gastronômicas e sessões de cinema no CCSP gratuitas nos dias 13 a 23 de novembro
Reunindo chefs, aulas-show e sessões para autistas e on-line pela Spcine Play, confira a programação completa
São Paulo, novembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, patrocina a quarta edição do SP Food Film Festival deste ano, levando sessões gratuitas de cinema com degustações de pratos, entradas e bebidas no Centro Cultural São Paulo (CCSP) entre os dias 13 e 23 de novembro, além de exibições abertas e on-line de filmes e documentários sobre culinária e gastronomia nacional e internacional na plataforma de streaming Spcine Play – estes até o dia 6 de dezembro. Faz parte da programação do evento ainda uma feira de comidas, que será instalada no centro cultural, sessões para TEA e aulas-show com chefs pós-exibição dos filmes – tudo gratuito, com ingressos distribuídos a partir de 1h antes das sessões.
Por mais uma edição, o SP Food Film Festival ganha espaço no Centro Cultural São Paulo, na Vergueiro, unindo o que sempre esteve combinado: comida e cinema. O público pode conferir 32 sessões gratuitas na Sala Spcine Paulo Emílio e entrar de vez na imersão da história ao poder provar comidas que acabara de ver nas telonas. Para os chefs de casa, nos dias 21 a 23 de novembro, o fica disponível a Feirinha do festival no CCSP: um espaço que reunirá pequenos produtores, artesãos e cozinheiras de diferentes territórios, cuja iniciativa valoriza a produção artesanal, a sustentabilidade e o encontro entre comida, cultura e economia local.
Destaques da programação do SP Food Film Festival no CCSP
|
No primeiro dia de exibição, 13 de novembro, o filme “Pão e Tulipas” (2000), do diretor italiano Silvio Soldini, será exibido às 19h, ao final tendo uma degustação de uma Salada a partir de uma releitura do filme feita pelo chef Gui Cardadeiro. No mesmo dia, às 15h, o documentário argentino “Alamesa” (2024) mostra o funcionamento e o dia-a-dia do restaurante homônimo gerido por por 40 jovens neurodiversos, que encontram ali um espaço para se desenvolver e crescer profissionalmente. No final, há a degustação de um Panna Cotta com calda de frutas vermelhas. A sessão é também especializada para pessoas com TEA – são mais seis filmes que são especialmente adaptados, que circulam por todos os dias da programação. No domingo, dia 16 de novembro, às 15h, a animação “Deu Preguiça” participa da grade de filmes do SP Food Film Festival levando a história de Gabriella e sua família de preguiças que tentam recomeçar suas vidas na cidade grande abrindo um food truck e fazendo receitas. “Deu Preguiça” tem ainda uma sessão extra no dia 22 de novembro, às 15h45. Quem assistir ao filme, vai poder degustar o Guacamole com Nachos do Nacho & Cia. Outra animação é “Frango pra Linda!”, coprodução França e Itália de 2023, com exibição no dia 18 às 17h15, que mostra a relação entre pai e filha com um prato de frango com pimentão. Depois do filme, o público pode degustar o Karaage feito pelo chef Tan Tseng. “Meu Bolo Favorito”, filme iraniano dos diretores Maryam Moqadam e Behtash Sanaeeha que passou no Festival do Rio de 2024 e premiado no Festival de Berlim, chega no dia 16 de novembro às 19h30 na Sala Paulo Emílio, com degustação final de um Bolo de Baunilha com Água de Flor de Laranjeira & Chá. O clássico dos anos 80, “Goonies” pode ser visto no SP Food Film Festival no CCSP no dia 19 de novembro, às 19h, com degustação de chocolates. Terminando os destaques, “Abe” (2019) chega como última sessão no Centro Cultural São Paulo do festival, no dia 23 de novembro, às 19h30. Dirigido pelo brasileiro Fernando Grostein Andrade e sendo uma coprodução do Brasil e EUA, o filme reúne os atores Noah Schnapp e Seu Jorge para discutir a união de povos e cultura por meio da cozinha. Ao final, todos podem provar um Mjadra vegano.
Spcine Play leva filmes gratuitos de 17 de novembro a 6 de dezembro De 17 de novembro a 6 de dezembro, o catálogo da Spcine Play ganha uma seleção especial de filmes do SP Food Film Festival, que abordam o alimento como expressão cultural, social e política. Em “Mãos à Terra”, de Sérgio Guidoux, o público conhece a trajetória da Feira de Agricultores Ecologistas, no Rio Grande do Sul — um espaço que, há mais de três décadas, promove o encontro entre quem cultiva e quem consome, mostrando a força da agricultura familiar e das práticas agroecológicas. Já “Mopái Pjuta Ãkakje’y – A Roça e os Alimentos Myky” revela o saber ancestral do povo indígena Myky, que preserva sementes nativas e o cultivo comunitário por meio da transmissão de conhecimentos entre gerações — um exemplo vivo de soberania alimentar e resistência cultural. Os documentários “O Veneno Está na Mesa” e “O Veneno Está na Mesa II”, de Silvio Tendler, fazem um alerta contundente sobre os impactos do uso de agrotóxicos no país e apresentam alternativas agroecológicas que respeitam a natureza e o trabalhador rural. Em tom poético, “Para’í”, de Vinicius Toro, acompanha a jornada de uma menina guarani em busca de suas raízes a partir do reencontro com o milho tradicional de seu povo. Completam a programação “SobreVivências: Alimento Conecta”, que discute o desperdício e a desigualdade na produção de alimentos; “A Grande Ceia Quilombola”, que exalta a culinária e a coletividade do Quilombo de Damásio; “Abá e Sua Banda”, animação que celebra a diversidade e a música; e “FreeRange Doc.”, mergulho no universo do vinho natural e nas tensões entre o saber tradicional e o agronegócio. Os filmes citados também podem ser vistos em sessões presenciais no CCSP ou na Reserva Cultural, com direito a degustações especiais ao fim da exibição. Em especial, a sessão de “Mãos à Terra” na Sala Paulo Emílio do dia 16 de novembro, às 17h15, contará com a presença do diretor Sérgio Guidoux e uma degustação de Arroz Integral Orgânico com vegetais sazonais tostados.
O SP Food Film Fest é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do ProAC - ICMS. Ele tem patrocínio do Grupo Carrefour, Natural One e Spcine, apoio da Akio Roxo, Águas Prata e Suzano. A realização é da DOC e Outras Coisas, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Ministério da Cultura.
Serviço: SP Food Film Festival Quando: 13 a 23 de novembro (presencial) | 17 de novembro a 6 de dezembro (on-line) Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP) - Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso; Sala Paulo Emílio | Plataforma de streaming Spcine Play. Ingressos: Gratuitos - retirar até 1h antes na bilheteria física Verifique a classificação indicativa de cada filme
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa |
—————
