25/09/2025 13:50

Formatura do Programa Jovem Monitor Cultural e Mostra PIAC 2025 trazem grandes instituições e atrações ao Centro Cultural São Paulo

Objetivo do evento realizado nesta segunda (29) é celebrar a conclusão do ciclo pedagógico dos alunos e conectá-los a instituições parceiras do setor cultural

 

São Paulo, 25 de setembro de 2025 – A formatura do Programa Jovem Monitor Cultural será realizada nesta segunda (29), com a Mostra PIAC no Centro Cultural São Paulo, que marcam a conclusão do ciclo pedagógico dos alunos do programa de formação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo (SMC) e de suas respectivas estreias como produtores e artistas culturais.
 

Com o tema “São Paulo: Cidade Criativa - Juventudes, Economia Criativa e Cultura em Movimento”, a Mostra PIAC 2025 destaca a potência criativa das juventudes, a valorização da diversidade cultural e a conexão entre cultura e empregabilidade, além de apresentar os Planos de Intervenção Artístico-Cultural (PIACs) dos Jovens Monitores formandos, desenvolvidos ao longo do ano em espaços administrados pela SMC.

 

A Mostra também contará com a participação de importantes instituições e organizações parceiras, que farão contatos com jovens monitores, como o Museu da Imigração, Unibes Cultural, MASP, Nebulosa Selo, Boutique Filmes, Santa Marcelina Cultura, Conselho Britânico (British Council), Aldeia do Futuro, Fundação Bienal de Artes de São Paulo, Itaú Cultural, Casa Museu Ema Klabin e Instituto Poiesis.
 

A proposta é mostrar como os jovens atuam como protagonistas na construção de uma cidade plural, inovadora e culturalmente forte. Entre os eixos principais da celebração, estão a Economia Criativa, explorada a partir da gestão cultural e das expressões populares; a inclusão e diversidade, refletida em festivais e linguagens de diferentes origens; e a cultura participativa, com saraus, mostra de curtas, gastronomia, brechós e ocupações artísticas que revelam a cidade como território em movimento.
 

A programação também valoriza manifestações culturais que nasceram nas periferias e hoje são símbolos de resistência, como as Batalhas de Rima realizadas em todas as regiões da cidade, o Pagode da 27, no Grajaú, e o Festival de samba Saudosa Maloca. Além disso, o evento traz referências de festivais multiculturais que movimentam São Paulo, como a Mostra de Cinemas Africanos, as festas italianas tradicionais, o Festival de Cultura Coreana e o Festival de Comidas do Mundo.

 

Sobre o Programa Jovem Monitor Cultural (PJMC)

 

Criado em 2008 no Centro Cultural da Juventude, o Programa Jovem Monitor Cultural (PJMC) é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa que se consolidou como a maior política pública de formação cultural voltada às juventudes da América Latina. Voltado a jovens de 18 a 29 anos, o programa oferece oportunidades de formação prática e teórica em gestão e produção cultural, com atuação em equipamentos e departamentos da Secretaria.

 

Em 2009, sua continuidade e fortalecimento foram assegurados pela Lei nº 14.968/09, regulamentada pelo Decreto nº 51.121/09, que definiu as regras e procedimentos do programa. Ao longo de 15 anos, o PJMC tem promovido a participação ativa de jovens em eventos culturais, a criação de projetos artísticos em seus territórios e o diálogo com diferentes áreas da cultura, como patrimônio, leitura, artes e debates sobre questões contemporâneas, incluindo o clima.
 

Sobre a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
 

—————

Voltar


Contato

Jornal1 no Canal 3 da Claro


são paulo


(11)968674366