28/10/2025 20:13

Lideranças destacam livros sobre suas jornadas profissionais

A escrita tem se consolidado como uma poderosa ferramenta de liderança e legado. Em um cenário em que o conhecimento e a experiência são diferenciais, líderes de diferentes setores têm recorrido aos livros para compartilhar aprendizados e visões de futuro que transcendem o ambiente corporativo.
 

Nomes como João Adibe, presidente da Cimed e referência no mercado farmacêutico, Sig Bergamin, que se firmou como um dos maiores nomes da arquitetura brasileira, e Ju Ferraz, sócia-diretora da Holding Clube e uma das principais executivas do entretenimento no país, transformaram suas trajetórias em obras que inspiram. Suas publicações revelam bastidores de sucesso, desafios superados e as lições que moldaram suas jornadas.
 

Neste Dia do Livro, reunimos obras escritas por líderes que traduzem em páginas as lições que os levaram a transformar negócios em uma seleção para inspirar quem acredita que conhecimento é o maior ativo de um líder.


 

Dado Castello Branco, CEO do escritório Dado Castello Branco, “Dado”
 

 

Dado Castello Branco celebra, em 2025, os 30 anos de uma trajetória marcada por elegância, autenticidade e pela criação de espaços que traduzem afeto, memória e estilo de vida. Referência na arquitetura e no design de interiores no Brasil, o arquiteto construiu uma carreira sólida, reconhecida pela harmonia entre estética e bem-estar, e por um repertório de projetos que expressam sensibilidade e sofisticação atemporal.
Ao longo dessa trajetória, publicou dois livros que registram diferentes fases de seu percurso criativo: o primeiro, lançado em 2012, apresentou ao público seu olhar apurado e uma curadoria de projetos que consolidavam sua identidade arquitetônica; o segundo, em 2019, mergulhou em suas obras e destacou sua habilidade em unir elegância e funcionalidade, sempre com atenção aos detalhes e à experiência de quem habita os espaços.

Em 2025, Dado amplia esse legado com o lançamento de seu terceiro livro, “Dado”, publicado pela editora internacional Rizzoli, da Itália, uma obra que celebra seus 30 anos de carreira e reforça sua presença crescente no cenário global da arquitetura.

Dado Castello Branco - Back Home

 

Dono de um olhar elegante e detalhista, Dado Castello Branco é um arquiteto reconhecido pelo cuidado e pela precisão em cada projeto. Sua principal preocupação é encontrar o equilíbrio perfeito entre conforto e sofisticação, transformando ambientes requintados em espaços funcionais e acolhedores.

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, em 1993, e com especialização pela École Spéciale d’Architecture, em Paris, Dado soma mais de duas décadas de atuação no mercado. Hoje, dedica-se especialmente aos segmentos corporativo e residencial de alto padrão. Em cada projeto, valoriza o diálogo com o cliente e o respeito às suas características e desejos — princípios que orientam todo o seu processo criativo.
 

Karla Felmanas, VP da CIMED, “Oi, Tchurma”


 

 

Ao compartilhar sua experiência de vida nesta produção autobiográfica, Karla Marques Felmanas se dirige à “tchurma”, como carinhosamente chama seus milhares de seguidores nas redes sociais, e fala da importância de assumir a liderança não só da própria vida, como, também, dos negócios, de forma inteligente e responsável. Não são poucos os ensinamentos, as confidências e as fotografias que compõem Oi, Tchurma, apresentando a trajetória de vida da empreendedora no formato de um texto inspirador. Karla nos mostra como a autenticidade e a positividade são fundamentais para a construção de uma carreira de sucesso, tanto em nível pessoal quanto profissional. Abordando temas como realização pessoal, liderança feminina, família e maternidade, Oi, Tchurma conduz o leitor a um relato vital que inspira a perseverar e a prosperar, com a força de uma mulher que, na vida, “vai lá e faz” acontecer.
 

João Adibe, CEO da Cimed “Meu Sangue Amarelo: O sucesso aceita preguiça”
 

 

À frente de uma das maiores farmacêuticas do Brasil, a Cimed, João Adibe Marques transformou sua trajetória em um marco para o setor farmacêutico nacional. O que começou como uma jornada de persistência e coragem tornou-se uma história de inspiração e impacto. Seus sonhos, antes pessoais, hoje alcançam milhões de pessoas que, mesmo sem conhecê-lo, se relacionam diariamente com seus produtos nas prateleiras de farmácias de todo o país. Sob sua liderança, a Cimed se tornou a primeira farmacêutica brasileira a investir em pesquisa e desenvolvimento voltado à ciência espacial, um passo inédito que simboliza o espírito inovador que guia sua gestão.

A trajetória, porém, começou de forma simples. No fim dos anos 1980, João disputava espaço com outros representantes comerciais na Praça da Sé, em São Paulo, vendendo remédios de porta em porta. Com o tempo, o que o diferenciou foi a disciplina, a ousadia e a crença de que trabalho duro e propósito caminham juntos. Hoje, aos 53 anos, ele é reconhecido pela imprensa como um empresário “fora da curva”, marido, pai de cinco filhos e filho dedicado. Para ele, o segredo está em uma filosofia que repete desde jovem - e que dá nome ao seu livro: “O sucesso não aceita preguiça.” É essa mentalidade que o faz levantar cedo todos os dias, sonhar grande e transformar ideias em realizações — no Brasil, e agora, além dele.
 

Marina Linhares, CEO do escritório Marina Linhares, “Alguém passa por aqui e deixa alguma coisa”

 

 

Há 30 anos desenvolvendo projetos de interiores, Marina Linhares construiu uma trajetória sólida e sensível, onde a escuta ao cliente é a chave principal para criação. Seu escritório atua no segmento residencial e corporativo, criando espaços que ativam os sentidos e refletem a personalidade de cada cliente. Com uma abordagem cuidadosa e eficiente, desenvolve projetos para escritórios, showrooms, hotéis e condomínios. Em 2023, o escritório conquistou a certificação B, reconhecimento para empresas que adotam altos padrões sociais, ambientais e de transparência, promovendo benefícios para pessoas, comunidades e o planeta.

Autora de dois livros, “Morar é viver” e “Alguém passa por aqui e deixa alguma coisa”, Marina traz memórias afetivas e reflexões em um projeto improvável: uma casa-livro, cujo processo de transformação conduziria (e seria conduzido) por um exercício coletivo de olhar. O viés autoral e a cumplicidade impregnada no ensaio fotográfico de Ruy Teixeira revelam as descobertas desse roteiro. Transitando entre a poesia e a filosofia, o texto da escritora Noemi Jaffe enriquece de sentidos o universo da casa “em permanente construção” e explora a essência da identidade criativa de Marina, sendo complementado por uma entrevista com a decoradora sobre a concepção e o desenvolvimento do projeto da Bocaina.

 

Luana Genót, CEO e Fundadora ID_BR, “Mais forte, entre lutas e conquistas”

 

 

Neste livro, Luana Génot divide com leitoras e leitores suas vivências e opiniões sobre os mais variados temas — autoestima, beleza, ancestralidade, maternidade, empreendedorismo. Tendo como fio condutor a palavra "forte", usada por muito tempo para definir o que mulheres negras deveriam ser, Luana luta para que não precisem desempenhar o papel que esperam delas para conquistar espaço na sociedade.

Ao longo da narrativa, percebemos como a questão racial foi se tornando o filtro pelo qual Luana passou a enxergar o Brasil e o mundo. Assim, percorrendo lembranças dos tempos de menina até a idade adulta, a autora fala de suas origens, de racismo estrutural e do impacto da religião em sua formação. Discute também a relação com os cabelos crespos, o período em que foi modelo de passarela, o significado de seu trabalho e o que espera para o futuro. Seu olhar curioso e atento nos revela a urgência do engajamento de todos para uma sociedade mais justa e fraterna.

 

Luana Genót, Sim à igualdade racial: raça e mercado de trabalho
 

 

A desigualdade racial é uma realidade no mercado de trabalho no Brasil. A importância de falar sobre o assunto e buscar caminhos para enfrentar as questões raciais dentro das empresas inspirou a diretora-executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), Luana Génot, a lançar seu primeiro livro, Sim à Igualdade Racial – raça e mercado de trabalho, pela Pallas Editora. A obra é o resultado da dissertação de mestrado da autora em Relações Étnico-Raciais. O livro traz 16 depoimentos de pessoas de diferentes perfis, entre CEO de empresas e trainees, atores e jornalistas, além das falas da própria Luana e de seus pais, sobre a questão da desigualdade no ambiente corporativo.
 

Luana Genót, Guerreiras do sim: Somos iguais ou diferentes?
 

 

Lara e sua mãe têm um segredo. Quando se deparam com uma pergunta desafiadora, vestem seus colares especiais e tornam-se Guerreiras do Sim. Afinal, não importa o que digam por aí: se há alguma dúvida pairando no ar, é possível buscar pela resposta, sim!

Desta vez, elas não vão sossegar até encontrar a resposta para uma pulga gigante atrás da orelha de Lara. Ela ouviu de alguém na escola que todo mundo é igual, mas essa afirmação tão simples não soa bem para a menina. Juntas, mãe e filha bolam um plano e saem à procura de respostas para a pergunta: somos todos iguais ou diferentes?
 

Ju Ferraz, Sócia Diretora da Holding Clube, “Empreendedora da própria vida: crie o futuro que você merece
 

 

No livro Empreendedora da Própria Vida, Ju Ferraz une passagens da sua trajetória pessoal a reflexões poderosas sobre autoestima, autoconhecimento e os desafios do caminho empreendedor. A obra convida mulheres a se fortalecerem por meio da liberdade financeira, da aceitação das próprias vulnerabilidades e da valorização de suas potências.

Nordestina e fora dos padrões convencionais, Ju ressignifica suas experiências e inspira outras mulheres a transformarem suas realidades, em um movimento que dá origem ao ecossistema criado por ela, voltado à transformação e ao empoderamento feminino.
 

Sig Bergamin, Eclectic, Editora Assouline
 

 

Com uma trajetória de quase 50 anos, Sig Bergamin se consolidou como um dos maiores nomes da arquitetura e design de interiores do Brasil. Conhecido por seu estilo eclético, maximalista e multicultural, ele combina texturas, cores e influências globais para criar projetos que são verdadeiras narrativas visuais. Agora, Sig lança seu novo livro, Eclectic, sua terceira publicação pela editora Assouline e a sétima de sua carreira.

Com prefácio de Ralph Pucci e texto introdutório de James Reginato, Eclectic reúne um olhar sobre os trabalhos mais recentes de Sig e Murilo Lomas, trazendo um panorama de suas viagens, inspirações e relações com amigos e clientes ao longo dos últimos anos. Com projetos que unem tradição e modernidade, Sig construiu uma carreira reconhecida globalmente, assinando residências, hotéis, espaços comerciais e culturais em cidades como Nova York, Paris, Londres, Lisboa, Miami e São Paulo.

Eclectic reafirma essa assinatura inconfundível e oferece um mergulho no universo visual do arquiteto, consolidando sua relevância no design contemporâneo e apresentando a riqueza de suas referências e influências.

 

—————

Voltar


Contato

Jornal1 no Canal 3 da Claro


são paulo


(11)968674366