08/09/2025 10:37

Luciano Huck confirmado como apresentador oficial da cerimônia do Prêmio Earthshot no Rio de Janeiro

  • Cerimônia internacional acontece em 5 de novembro no Museu do Amanhã e será transmitida pela Globo e plataformas digitais para todo o mundo
Cerimônia do Prêmio Earthshot de 2024


Rio de Janeiro, 08 de setembro de 2025 – O Prêmio Earthshot, prêmio ambiental mais prestigiado do mundo, anuncia que Luciano Huck irá apresentar a 5ª edição da cerimônia, que acontece em 5 de novembro no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito pelo próprio comunicador durante o “Domingão com Huck” deste domingo (7).
 

Reconhecido como uma das personalidades mais influentes do audiovisual brasileiro, Luciano Huck coleciona prêmios por seu profissionalismo, incluindo o de Melhor Apresentador, que ganhou por oito anos consecutivos no Prêmio Extra de Televisão. Também foi reconhecido por seu trabalho filantrópico, com destaque para a BrazilFoundation, por empoderar jovens por meio da educação e da sustentabilidade. Essa combinação demonstra seu papel de longa data como apresentador com um forte compromisso com causas sociais e ambientais.
 

Passou mais de duas décadas apresentando o popular programa Caldeirão do Huck, aos sábados, antes de assumir o Domingão com Huck em 2021, que vai ao ar todos os domingos à tarde na TV Globo para um público de mais de 30 milhões de pessoas por episódio. Luciano é conhecido por sua incrível habilidade de simplificar mensagens complexas e traduzir temas que, de outra forma, seriam restritos apenas a especialistas, para que possam ser compreendidos por toda a população brasileira.
 

Além do anúncio no Domingão com Huck, Luciano também compartilhou em suas redes sociais uma ligação especial entre ele e os Embaixadores Globais do The Earthshot Prize, Nomzamo Mbatha e Robert Irwin. Apoiadores internacionais, como David Beckham e Cate Blanchett, também participaram do vídeo, falando com otimismo e entusiasmo sobre a próxima edição no Brasil.
 

Luciano Huck

“É uma honra apresentar o Prêmio Earthshot aqui no Brasil. Este é um prêmio que inspira, celebra e mostra que as soluções para os maiores desafios do planeta já existem, e estou muito feliz por ser o anfitrião deste evento incrível”, comenta Luciano Huck. "O Prêmio Earthshot mostrará ao mundo a criatividade, a energia e o potencial das iniciativas brasileiras e globais que trabalham por um futuro mais sustentável”, acrescentou.
 

Huck participará como apresentador, conduzindo os segmentos em português e inglês. Outros apresentadores, convidados e artistas serão anunciados nas próximas semanas.
 

A edição de 2025 vai reunir líderes globais, artistas, empreendedores e ativistas para celebrar 15 finalistas e anunciar os cinco vencedores, que receberão £1 milhão (aproximadamente R$7.3 milhões) cada para ajudar a promover ou replicar o seu trabalho e reconhecer as suas realizações e potencial. As categorias do prêmio são: Proteger e Restaurar a Natureza; Purificar o Ar; Revitalizar os Oceanos; Construir um Mundo sem Resíduos; e Combater a Crise Climática.
 

Jason Knauf, CEO do Prêmio Earthshot, disse: “Estamos muito animados em confirmar Luciano como apresentador. Ele é a escolha perfeita, pois é alguém profundamente engajado em causas otimistas que estão ajudando a salvar nosso planeta e uma figura altamente respeitada em todo o Brasil e na América Latina. O Prêmio amplifica a incrível liderança climática para o maior número possível de pessoas, e o perfil e a credibilidade do Luciano garantirão que capturemos a atenção e a imaginação de um grande público.”
 

O legado Earthshot
 

A edição de 2025 recebeu um recorde de 2.426 inscrições globais, das quais 232 atuam no Brasil e América do Sul, evidenciando o papel crescente da região no ecossistema de soluções ambientais. Mais da metade das soluções inscritas (52,12%) operam no Sul Global, e 18,4% são lideradas por comunidades locais e indígenas - 542 no total.
 

Criado pelo Príncipe William em 2020, o Prêmio Earthshot já destinou mais de £20 milhões (aproximadamente R$146.4 milhões) em prêmios e apoiou mais de 60 soluções finalistas e vencedoras em todo o mundo, ajudando a escalar iniciativas transformadoras que estão trabalhando para reparar e regenerar o planeta.
 

Nas edições anteriores, o prêmio passou por Londres, Boston, Singapura e Cidade do Cabo, e chega pela primeira vez à América Latina, colocando o Brasil no centro da agenda climática global em um ano marcado também pela realização da COP30 em Belém do Pará.
 

Os finalistas desta edição serão revelados nas próximas semanas, assim como as participações especiais de personalidades internacionais e atrações musicais de destaque. A cerimônia será transmitida ao vivo pela Globo, principal parceiro do Prêmio Earthshot no Brasil, e transmitida globalmente pelo canal oficial do Prêmio Earthshot no YouTube. A transmissão está prevista para ir ao ar durante o horário nobre local (GMT-3) e terá duração aproximada de 90 minutos. Mais detalhes serão divulgados em breve.

***
 

Sobre o Prêmio Earthshot

Fundado pelo Príncipe William e incubado na The Royal Foundation em 2020 por um ano antes de se tornar uma plataforma/organização independente, o Earthshot Prize é um prêmio ambiental global e uma plataforma projetada para descobrir, acelerar e dimensionar soluções inovadoras para reparar e regenerar o planeta. Inspirado no Moonshot do presidente John F. Kennedy, que uniu milhões de pessoas em torno do objetivo de chegar à lua, o Earthshot Prize visa catalisar um desafio Earthshot para incentivar e dimensionar urgentemente soluções inovadoras que possam ajudar a colocar o mundo firmemente em uma trajetória rumo a um clima estável, onde comunidades, oceanos e biodiversidade prosperem em harmonia até 2030. Os cinco desafios são: Proteger e restaurar a natureza; limpar nosso ar; revitalizar nossos oceanos; construir um mundo sem resíduos; e consertar nosso clima.

 

O Prêmio tem como objetivo transformar o atual pessimismo em torno das questões ambientais em otimismo, defendendo uma liderança inspiradora e ajudando a dimensionar incríveis soluções de ponta. Ele descobrirá 50 vencedores ao longo de 10 anos com o poder de reparar o planeta. Mais do que um prêmio, o Earthshot Prize trabalha em parceria com uma Aliança Global de Parceiros para apoiar a ampliação das soluções descobertas e selecionadas a cada ano.
 

Os Parceiros Fundadores da Aliança Global são um grupo de organizações e filantropos líderes globais, que atuam como parceiros estratégicos de financiamento do Prêmio, incluindo Aga Khan Development Network, Bezos Earth Fund, Bloomberg Philanthropies, Breakthrough Energy Foundation, Coleman Family Ventures, DP World em parceria com a Dubai EXPO 2020, Elaine and Eduardo Saverin Foundation, Eleven Eleven Foundation, Giving Grousbeck Fazzalari, Holch Povlsen Foundation, Law Family Charitable Foundation, Mastercard Center for Inclusive Growth, Paul G. Allen Family Foundation, Rob Walton Foundation, Sandy e Paul Edgerley, Standard Chartered Bank, Temasek Trust e Uber.
 

Os Parceiros da Aliança Global são organizações sem fins lucrativos voltadas para o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, que trazem conhecimento especializado e alcance global e atuam como organizações de indicação todos os anos. A lista completa de nossos Parceiros da Aliança Global pode ser acessada no site.
 

Os Membros da Aliança Global são algumas das maiores e mais influentes empresas e marcas do mundo que apoiarão o Earthshot Prize, implementarão mudanças ambiciosas em seus negócios e acelerarão o avanço das soluções dos Finalistas e Vencedores do Prêmio. Eles são Arup, Bloomberg L.P., British Airways, Deloitte, Herbert Smith Freehills, Hitachi, Ingka Group (IKEA), Microsoft, The Multichoice Group, Natura &Co, Safaricom, Salesforce, Unilever, Vodacom Group e Walmart.

 

Para obter mais informações sobre o Prêmio Earthshot, acesse o site oficial e siga o Prêmio Earthshot no InstagramXLinkedInFacebookYouTube TikTok.
 

—————

Voltar


Contato

Jornal1 no Canal 3 da Claro


são paulo


(11)968674366