13/01/2026 19:33

“Manas”, de Marianna Brennand, é indicado ao Goya de Melhor Filme Ibero-Americano

Longa brasileiro disputa o prêmio com "Belén: Uma História de Injustiça" (Argentina), "O Olhar Misterioso do Flamingo" (Chile), "Um poeta" (Colômbia) e "La Piel del Agua" (Costa Rica)

"Manas", de Marianna Brennand. Crédito: Divulgação

Premiado longa de Marianna Brennand, “Manas” acumula mais uma conquista em sua trajetória internacional. A produção brasileira foi indicada ao Prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-Americano e concorre ao lado de "Belén: Uma História de Injustiça" (Argentina), "O Olhar Misterioso do Flamingo" (Chile), "Um poeta" (Colômbia) e "La Piel del Agua" (Costa Rica). “Manas” foi selecionado pela Academia Brasileira de Cinema em setembro do ano passado para representar o Brasil na tradicional premiação espanhola, que chega à 40ª edição em 2026. Os vencedores serão revelados no dia 28 de fevereiro em Barcelona.

 

Termos dois filmes incríveis fazendo história pelo mundo afora nos enche de orgulho e nos dá certeza que o cinema brasileiro é poderoso e único. Um filme nunca exclui o outro. Eles se somam no caminho de uma cinematografia que merece e deve ser reconhecida por seu talento e diversidade. Muito feliz por termos uma Academia de Cinema que acredita nisso”, afirma a presidente da Academia Brasileira de Cinema Renata Almeida Magalhães.

 

Títulos dos seguintes países concorreram a uma indicação de Melhor Filme Ibero-Americano na 40ª edição dos Prêmios Goya: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

 

“Manas” já venceu mais de 20 prêmios pelo mundo, entre eles o prêmio máximo da Jornada dos Autores, mostra competitiva paralela do Festival de Veneza 2024; o “Women in Motion”, dedicado a novos talentos femininos, que a diretora Marianna Brennand recebeu no Festival de Cannes em 2025; e o Prêmio Especial do Júri na Première Brasil do Festival do Rio de 2024. O filme, baseado em dez anos de pesquisa de Brennand sobre a realidade de crianças exploradas sexualmente na Ilha de Marajó, no Pará, conta a história fictícia de Marcielle (Jamilli Correa), menina de 13 anos que percebe o ambiente de abuso em que está inserida e busca ajuda.

 

MANAS

Produção: Inquietude

Direção: Marianna Brennand

Sinopse: “Manas” narra a história de Marcielle/Tielle (Jamilli Correa), uma jovem de 13 anos que vive na Ilha do Marajó (PA) junto ao pai, Marcílio (Rômulo Braga), à mãe, Danielle (Fátima Macedo), e a três irmãos. Ela cultua a imagem de Claudinha, sua irmã mais velha, que teria partido para bem longe após “arrumar um homem bom” nas balsas que passam pela região. Conforme amadurece, Tielle vê ruírem muitas das suas idealizações e se percebe presa entre dois ambientes abusivos. Preocupada com a irmã mais nova e ciente de que o futuro não lhe reserva muitas opções, ela decide confrontar a engrenagem violenta que rege a sua família e as mulheres à sua volta.

 

 

—————

Voltar


Contato

Jornal1 no Canal 3 da Claro


são paulo


(11)968674366