04/11/2025 18:18

Na semana da COP 30, Canal Brasil exibe série em homenagem ao Pará

A produção celebra o carimbó, a guitarrada, o tecnobrega e os novos sons da música paraense, em diálogo direto com as expressões culturais do território que sediará o evento

Charles Gavin e Fafá de Belém. Divulgação

No mês da COP 30, que acontecerá em novembro na capital paraense, o Canal Brasil vai reexibir entre os dias 5 e 9 a série documental “Brasil Adentro: Música do Pará”, apresentada por Charles Gavin. Em cinco episódios, a produção revela os ritmos da região através de depoimentos de grandes nomes da cena paraense. O programa tem produção de Geraldinho Magalhães, cocurador do programa, e direção de Gavin.

 

Impulsionada pelo avanço do tecnobrega por outros cantos do Brasil – principalmente na região Sudeste –, a música paraense vem ganhando força e exposição com sua riqueza de ritmos. Variações como carimbó, lundu, guitarrada e tecnobrega, entre outros, são dissecados por Gavin ao longo da série e também através de vozes e figuras pop, como a cantora Gaby Amarantos, que, em 2013, quando a série foi lançada, era uma revelação. Segundo Gavin, “o programa veio da necessidade de estudar a música do Pará como contexto histórico e investigar a cena cultural que tem por lá”.

 

Na quarta-feira (5), no primeiro episódio, intitulado “Carimbó, a Matriz da Música Paraense”, a série explora o gênero referência para a região. Esse ritmo, guiado pelos fraseados do banjo, foi influenciado pelas ondas sonoras que vinham do Caribe no período pós-guerra e teve como seu inventor o Mestre Verequete. A segunda revolução veio com Mestre Pinduca, que eletrificou o estilo colocando guitarras, teclados, baixo e outros instrumentos. Representantes do movimento como Dona Onete; Junior Soares, do Arraiá da Pavulagem; o virtuose Manoel Cordeiro, do grupo Warilou; Mestre Curica e Trio Manari; ajudam a entender a beleza e a riqueza do carimbó.

 

No episódio seguinte, na quinta-feira (6), o foco são os instrumentos. Em “A Guitarrada”, prima da lambada, como explica Mestre Solano, Gavin se debruça sobre essa criação tão particular do estado. O fenômeno artístico do Pará tem atitude rock’n’roll e suingue de merengue. O gênero mistura elementos do choro, carimbó, cúmbia e jovem guarda.

 

Já na sexta-feira (7), é exibido o terceiro episódio da produção. Em “A MPB Que Vem do Pará”, Leila Pinheiro e Fafá de Belém, entre outras personalidades, comentam a importância e influência de Waldemar Henrique da Costa Pereira, maestro, pianista e compositor considerado um artista símbolo do Pará. No sábado (8), vai ao ar “Brega e Tecnobrega”, representados por nomes como Gaby Amarantos e Gang do Eletro, em que os ritmos que traduzem o estado entram em cena. 

 

Encerrando a programação, no domingo (9)“A Música do Pará Hoje” traz uma visão geral sobre a música paraense por diversas gerações de gêneros distintos. Os mestres do Carimbó, o rock do Pará e o cantor e compositor Felipe Cordeiro são as estrelas do episódio. 

 

SÉRIE “BRASIL ADENTRO - MÚSICA DO PARÁ”

De 5/11 a 9/11, às 18h. 

 

5/11 

“Carimbó, a Matriz da Música Paraense”

Horário: quarta-feira, dia 5/11, às 18h

Classificação: livre

Direção: Charles Gavin

Episódio 1:  O músico Charles Gavin mergulha no caldeirão paraense, marcado pela versatilidade musical. O Carimbó, ritmo de origem indígena, é retratado no episódio.

 

6/11 

“A Guitarrada”

Horário: quinta-feira, dia 6/11, às 18h

Classificação: livre

Direção: Charles Gavin

Episódio 2:  Gavin descobre o que a batida ritmada da Guitarrada tem. O fenômeno artístico do Pará tem atitude rock’n’roll e suingue de merengue. O gênero mistura elementos do choro, carimbó, cúmbia e jovem guarda.

 

7/11 

“A MPB Que Vem Do Pará”

Horário: sexta-feira, dia 7/11, às 18h

Classificação: livre

Direção: Charles Gavin

Episódio 3:  Leila Pinheiro e Fafá de Belém, dentre outras personalidades, comentam a importância e influência de Waldemar Henrique da Costa Pereira, maestro, pianista e compositor considerado um artista símbolo do Pará.

 

8/11 

“Brega e Tecnobrega”

Horário: sábado, dia 8/11, às 18h

Classificação: livre

Direção: Charles Gavin

Episódio 4:  Os ritmos Brega e o Tecnobrega entram em cena. Representados por novos nomes como Gaby Amarantos e Gang do Eletro.

 

9/11 

“A Música do Pará Hoje”

Horário: domingo, dia 9/11, às 18h

Classificação: livre

Direção: Charles Gavin

Episódio 5:  Neste último episódio é ressaltada a influência da música caribenha na cultura paraense. Os mestres do Carimbó, o rock do Pará e o cantor e compositor Felipe Cordeiro são as estrelas do episódio.

 

—————

Voltar


Contato

Jornal1 no Canal 3 da Claro


são paulo


(11)968674366