Neste Dia Mundial do Diabetes, Barbie reforça a representatividade com sua primeira boneca com diabetes tipo 1
Marca celebra a data com parceria com o Instituto Diabetes Brasil e vídeo especial sobre o processo de criação da boneca
São Paulo, novembro de 2025 – Neste Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), Barbie reforça seu compromisso com a representatividade e a inclusão ao apresentar sua primeira boneca com diabetes tipo 1. A novidade integra a linha Barbie Fashionista e chega para ampliar a diversidade da coleção, mostrando que todas as crianças podem se ver refletidas nas bonecas com as quais brincam, imaginam e sonham.
Para marcar a data, Barbie realizou uma parceria com o Instituto Diabetes Brasil (IDB), reforçando a importância de promover diálogo, empatia e informação sobre a condição desde cedo, com as crianças. Além disso, a marca lançou um vídeo exclusivo que mostra os bastidores e o processo de criação da boneca, desenvolvido em parceria com a organização Breakthrough T1D — referência global em pesquisa e defesa dos direitos de pessoas com diabetes tipo 1.
A diabetes tipo 1 (DT1) é uma doença autoimune crônica que compromete a produção de insulina pelo pâncreas, exigindo o uso diário de insulina e o monitoramento constante da glicose. Por isso, o design da nova boneca foi cuidadosamente desenvolvido para refletir a experiência de quem vive com a condição. Ela traz detalhes como o sensor de glicose no braço — em formato de coração e na cor rosa Barbie — conectado a um aplicativo de controle, além de uma bomba de insulina na cintura. O look com estampa de bolinhas azuis faz referência ao símbolo global do diabetes, e a bolsa azul pastel completa o visual com um toque funcional, ideal para carregar insumos ou lanchinhos.
A iniciativa também prestou homenagem a duas mulheres que inspiram a causa: a instrutora da Peloton Robin Arzón e a modelo britânica Lila Moss, ambas com diabetes tipo 1. Cada uma ganhou uma Barbie única feita à sua imagem, incluindo sensores visíveis — como usam na vida real.
A linha Barbie Fashionistas já conta com mais de 175 versões diferentes, com variados tons de pele, tipos de cabelo, corpos, deficiências e estilos de moda — incluindo bonecas com síndrome de Down, aparelhos auditivos e deficiência visual. Além disso, todas as bonecas da coleção 2025 utilizam no mínimo 50% de plástico circular certificado, e as embalagens são feitas com materiais com certificação FSC, reforçando o compromisso contínuo da Barbie com a inclusão e a sustentabilidade.
A Barbie com diabetes tipo 1 chega em breve ao Brasil nas principais lojas de brinquedos e varejistas do país. (Preço sugerido: R$ 129,90).
Sobre Barbie®
Barbie foi criada em 1959 pela americana Ruth Handler, co-fundadora da Mattel, que percebeu que sua filha Bárbara, ou Barbie, como era apelidada, gostava de brincar com bonecas de papel que trocavam de roupa. Até então, todas as bonecas tinham aparência de bebês e a de papel era uma das únicas que tinha a feição mais próxima da de uma adolescente. Quando lançada, a boneca foi definida como a “modelo teenager vestida na última moda”. Hoje, a Barbie é reconhecida como uma das marcas mais fortes de todos os tempos e um ícone fashion mundial. Como toda diva, a partir dos anos 90 estilistas famosos como Christian Dior, Chanel, Versace, Givenchy, Carolina Herrera, Donna Karan, Giorgio Armani e Alexandre Herchcovitch a vestiram em várias ocasiões. Clássicos do cinema, teatro e TV também ganharam bonecas Barbie caracterizadas com seus personagens mais famosos, entre eles: Romeu e Julieta, O Mágico de Oz e Star Trek, além de musas como: Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor, Vivien Leigh e Grace Kelly. Por mais de cinco décadas a boneca tem inspirado garotas de todas as idades a sonhar, “viajar” e descobrir que, brincando, elas podem ser o que quiserem. O estilo de vida da boneca, que já virou personalidade, sempre fez com que ela fosse popular entre crianças e adultos. Em 60 anos, ela já teve mais de 200 profissões, todas retratando aspectos da cultura e da sociedade de suas épocas. Alguns exemplos emblemáticos são: Barbie astronauta (1965); Barbie médica cirurgiã (1973); Barbie presidente dos EUA (1992). Clique aqui para mais informações.
—————
