13/11/2025 17:10

O que fazer nesse final de semana de graça em São Paulo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Curta a programação da Consciência Negra, stand-up, teatros, dança, música e muito mais nesta sexta (14), sábado (15) e domingo (16)
 

 

Coletivo Zumbabe em apresentação para a prefeitura

 

São Paulo, 13 de novembro de 2025 - A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, traz diversas atrações culturais gratuitas neste final de semana, sexta (14), sábado (15) e domingo (16). São eventos de dança, teatro, música, stand-up, literatura e muito mais, nos diversos equipamentos culturais da prefeitura, como Centros Culturais, Teatros, Casas de Cultura, Museus e Bibliotecas.
 

CENTROS CULTURAIS

 

As comemorações dedicadas ao mês da consciência negra já começaram e podem ser conferidas na nossa programação completa. Dito isso, a recorrente “Sexta do Riso” do Centro Cultural Penha acontece às 20h, em especial à consciência negra, o Márcio Black sobe ao palco para acompanhar Dinho Machado. O percussionista e o comediante relembram o pagode dos anos 90, em um show com muita música e comédia.
 

No dia seguinte (15), a Clarin Cia. de Dança apresenta “Fênix” no Centro Cultural Olido às 17h. A companhia formada por artistas, de origens e experiências diferenciadas, como capoeira, breaking, ballet e danças brasileiras, traz um espetáculo com trilha executada ao vivo por 11 músicos e um DJ. Na obra, 14 artistas dançam abordando a felicidade em constante mudança e priorizando temas periféricos.
 

CASAS DE CULTURA - CONSCIÊNCIA NEGRA NA SÃO MIGUEL

 

Dedicado inteiramente à programação da Consciência Negra, o domingo (16) na Casa de Cultura São Miguel traz um dia inteiro de atividades culturais para a família inteira. Com começo de manhã, às 10h, as palhaças contadoras de histórias Clowndete Maria e Mussarella divertem com “A Origem do Circo”, uma viagem no tempo sobre o circo desde os tempos das cavernas. Seguindo com a programação infantil, o coletivo Zumbabe entretém a criançada durante cinco horas com espetáculos, danças, imaginação e criatividade, a partir das 11h.

 

Durante o festival, as artistas Babi Lopes, Danirampe, Nart e Quel realizam pintura ao vivo em telas, que, quando terminadas, ficarão expostas no local. Também acontece no local a atividade “Cirandando”, que faz rodas de brincadeiras e canções tradicionais e preserva a ancestralidade compartilhada, a partir do meio-dia.
 

O dia contará, também, com cinco atrações musicais, com início às 14h. O grupo Samba de Roda do Recôncavo apresenta seu show com manifestações musicais afro-brasileiras do Recôncavo Baiano. Às 16h, Galocantô reverencia a história do Samba de Raiz e Serginho Madureira, às 17h30, interpreta clássicos do samba como Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Diogo Nogueira, Dudu Nobre, Leci Brandão e mais.
 

De noite, às 19h30, Nenê Amaral canta Tim Maia junto da Banda Acesso Rock e três décadas de carreira em casas de show, passam pela fase racional e os sucessos dos anos 70 e 80. Por último, às 21h, Black Rio se apresenta com sua mistura dos estilos musicais samba-funk, soul, jazz fusion e samba jazz. O grupo ajudou a inaugurar o movimento contracultural “Black Rio”, que, por meio dos “bailes da pesada”, os ritmos do soul e funk estadunidense enchiam as casas de show com o público interessado em ouvir a música Black.

 

Durante todo o evento, DJ Xuxa será o mestre de cerimônias e discotecará nos intervalos das atrações.
 

MUSEUS DA CIDADE DE SÃO PAULO

 

Reprodução em 3D do projeto de Marcia Pastore. Crédito: Marcelo Venzon

Os museus da Prefeitura também entram no circuito cultural com atividades gratuitas neste final de semana. No sábado (15), às 14h, o Solar da Marquesa de Santos sediará a oficina “Dos Bailes Black aos Bailes da Marquesa”. A vivência de duas horas proporciona uma introdução aos passinhos Flash Black, um dos movimentos dos bailes black.

 

Já no domingo (16), às 9h, o público poderá conferir a abertura da exposição “Cabodá, de Marcia Pastore” na Capela do Morumbi. A instalação, que fica em cartaz até maio de 2026, apresenta dez gangorras de ferro e argila que, inspiradas na ferramenta usada na construção de taipa de pilão, evocam o vínculo invisível de força e equilíbrio entre presença e ausência no espaço da Capela.

 

TEATROS
 

Nos teatros da prefeitura, passam três peças em destaque na programação. Sexta (14), às 21h, no teatro Arthur Azevedo, a “Mostra Afrotranstopia” apresenta em três atos e por meio da dança uma obra que apresenta como diferentes corpos funcionam, percebem e são percebidos na sociedade. No sábado (15), às 20h, o teatro “Mitologia Tropical” une o presente com o passado e liga histórias brasileiras da colônia escravocrata com a jornada de trabalho contemporânea. A trama é apresentada no Teatro Alfredo Mesquita.

 

A terceira peça é “O Território do Samba” e narra a trajetória de uma escola de samba e suas dificuldades para se manter. Entre dilemas, tentam decidir entre manter a tradição ou abraçar a transformação sem se rebaixar. A obra é apresentada no Teatro Paulo Eiró, domingo (16), às 19h. Toda a programação nos teatros requer a retirada dos ingressos gratuitos 1 hora antes da apresentação.

 

BIBLIOTECAS

 

A Biblioteca Álvares de Azevedo, na Zona Norte, concentra a programação do final de semana com duas oficinas no sábado (15). Com classificação indicativa de 16 anos, a Oficina de Dança do Ventre com Aya Rodrigues ocorre pela manhã, às 10h, oferecendo uma hora de prática para despertar os sentidos e a conexão com o feminino. À tarde, a partir das 14h, o público com 14 anos ou mais pode participar da Oficina de Pandeiro com Well Martins, que explora este instrumento de percussão, essencial para marcar o ritmo e que se adapta à dança.

 

Acompanhe as redes sociais da Secretaria e o site oficial para mais notícias sobre a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. A programação completa de todos os nossos equipamentos pode ser conferida no site SP+Cultura.


 

Escrito por: Marcelo Lustosa


 

Serviço:

PROGRAMAÇÃO GRATUITA


 

CENTROS CULTURAIS


 

Atração: Sexta do Riso - Especial mês da consciência negra

Stand-up

Quando: Sexta (14) às 20h

Onde: Centro Cultural da Penha, Largo do Rosário, 20 - Penha de França

Duração: 1h

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Dinho Machado sobe ao palco no dia 14 com Marcio Black com seu show "Comedia com Pagode” Neste show, Dinho conta de forma cômica de onde vem seu amor pelo samba (principalmente pagode 90), sua relação com o cavaquinho e como o samba se torna trilha sonora em relacionamento. Além de stand up + música com cavaquinho, Dinho conta com o talentosíssimo percussionista é multi instrumentista Márcio Black que dá um show a parte… Comédia com Pagode com certeza é diferente de tudo que você já viu.


 

Atração: Onde nascem os sonhos – Clarin Cia. de Dança

Dança

Quando: Sábado (15) às 17h

Onde: Centro Cultural Olido, Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo

Duração: 4h

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Os bailarinos da Clarin Cia. de Dança, oriundos de comunidades do Rio de Janeiro e São Paulo, possuem experiências diversas em dança, da capoeira ao ballet, passando pelo funk, breaking e outras danças populares brasileiras, que formam a base da concepção coreográfica de Fênix Com uma postura de resistência à miséria e à violência, Fênix busca encontrar a força da vida na invenção festiva, denunciando a necropolítica enquanto afirma a vida, valorizando o que mobiliza corpos em coletivo e a pluralidade de ritmos e movimentos.


 

TEATROS (Retirar ingressos gratuitos 1h antes do evento)


 

Atração: Mostra Afrotranstopia - Movimentos Coreográficos em três atos

Dança

Quando: Sexta às 21h

Onde: Teatro Arthur Azevedo, Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca, São Paulo - SP

Duração: 1h45

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Afrotranstopia - Movimentos Coreográficos é uma obra em três atos complementares, que estrearam em tempos e contextos diferentes. Os Movimentos I, II e III se aprofundam em uma pesquisa extensa realizada pelo artista, coreógrafo e pesquisador Mario Lopes. A obra é ativada juntamente com o grupo Afrotranstopia Coletividade composto por quatro artistas: Mario Lopes, Verônica Santos, Malu Avelar e Guinho Nascimento.

No primeiro, trata-se de dar sonoridade ao corpo e corpo ao instrumento. Dá vazão ao que começa nas sonoridades do passado e continua a gritar no presente. Os movimentos seguem o compasso do comando, que deprime o batimento cardíaco; as palavras silenciadas que buscam se manifestar; e a capacidade de contar e recontar. O segundo reflete sobre o impacto no corpo em contextos estranhos, códigos sociais de comportamento, processos de adaptação física e momentos de confronto com o corpo percebido como estranho pela linguagem, cor da pele ou modos de ser. Aqueles que são reconhecidos como estrangeiros (pelo idioma, aparência e hábitos) buscam estratégias de camuflagem que lhes permitem entrar e penetrar nas “normas”.


 

Atração: MITOLOGIA TROPIKAL

Teatro

Quando: Sábado (15) às 20h

Onde: Teatro Alfredo Mesquita, Av. Santos Dumont, 1770 - Santana

Duração: 1h40

Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: Entre entidades mal assombradas, Sinhás Brancas, CEOs, Xica Da Silva e cidadãos comuns - MITOLOGIA TROPIKAL narra histórias que interligam o passado histórico Brasil Colônia escravocrata, a jornada de exploração da Uberização contemporânea, misturando conflitos do nosso país, a partir do legado das lendas e folclores afro-indígena-cristão, numa visão adulta de terror-político.


 

Atração: O Território do Samba

Teatro

Quando: Domingo (16) às 19h

Onde: Teatro Paulo Eiró, Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro

Duração: 1h30

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Após um rebaixamento, uma escola de samba enfrenta dificuldades. Uma proposta surge, prometendo mudar seu destino, mas que também pode ameaçar sua tradição. A comunidade se une para decidir o futuro, lutando entre a resistência e a transformação. Em cena, o orgulho, a história e o sonho de um território inteiro.


 

CASAS DE CULTURA - CONSCIÊNCIA NEGRA NA SÃO MIGUEL


 

Atração: A Origem do Circo

Literatura

Quando: Domingo (16) às 10h

Onde: Casa de Cultura São Miguel - R. Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: As palhaças contadoras de histórias Clowndete Maria e Mussarella relembram a primeira vez que foram ao circo. Por meio dessas memórias, viajam no tempo se aventurando pela Grécia e Roma Antiga ao remontar as olimpíadas e as lutas entre gladiadores. As duas se divertem no circo de cavalinhos na Europa Moderna e tentam imitar os primeiros grandes acrobatas, equilibristas e malabaristas das feiras de rua, da China e até do tempo das cavernas.


 

Atração: Intervenção Infantil Zumbabe

Intervenção Artística

Quando: Domingo (16) às 11h

Onde: Casa de Cultura São Miguel - R. Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso

Duração: 5h

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Somos um grupo de intervenção artística com bailarinos e animadores infantis, e apresentamos espetáculos divertidos e coloridos onde a imaginação das crianças as inspiram a dançar e a se divertir de uma forma emocionante e inesquecível. Levamos nosso trabalho a qualquer lugar e ocasião em que a diversão e a criatividade possa entreter, emocionar e cativar esses jovens espectadores atraídos pelo poder das histórias e da imaginação.


 

Atração: Híbridas

Artes Visuais

Quando: Domingo (16) a partir das 11h

Onde: Casa de Cultura São Miguel - R. Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Pintura ao vivo com as artistas, apresenta a produção artística das mulheres da coletiva: Babi Lopes, danirampe, Nart e Quel, que atuam entre a arte urbana e as artes plásticas. Em ação performativa, elas ocuparão espaços culturais com pintura ao vivo em tela. Ao fim da atividade, as obras ficarão expostas no local e será realizada uma roda de conversa para compartilhar os processos criativos individuais e coletivos da proposta.


 

Atração: Cirandando

Culturas Tradicionais

Quando: Domingo (16) às 12h

Onde: Casa de Cultura São Miguel - R. Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Junte-se a nós para uma viagem encantadora ao passado, onde as brincadeiras e danças de nossas avós ganham vida. Cirandando é uma intervenção lúdica que, em roda, nos convida a redescobrir e celebrar as tradições culturais através de brincadeiras e canções tradicionais. Venha se divertir e se conectar com suas raízes, despertando a alegria e o interesse pela nossa ancestralidade compartilhada.


 

Atração: Samba de Roda do Recôncavo

Culturas Tradicionais

Quando: Domingo (16) às 14h

Onde: Casa de Cultura São Miguel - R. Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: O Grupo Cultural Samba de Roda do Recôncavo apresenta seu show musical para ressaltar a potência cultural musical das manifestações afro- brasileiras do Recôncavo Baiano. O grupo é formado e liderado por Mestre Marlon desde 2021 para promover a expressão autêntica e significativa da herança cultural do samba de roda e afoxés, manifestações ligadas aos terreiros para celebrar a singularidade dos cantos e toques afro narrativos dos orixás por meio da música, da dança e dos ritmos percussivos.


 

Atração: Galocantô

Música

Quando: Domingo (16) às 16h

Onde: Casa de Cultura São Miguel - R. Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: O projeto “Galo de Rua” é um evento gratuito idealizado pelo Grupo Galocanto, em parceria com a Prefeitura, que tem como propósito reverenciar e difundir a história e a essência do samba de raiz, fortalecendo o elo entre tradição e contemporaneidade. A iniciativa busca valorizar artistas da nova geração e, ao mesmo tempo, prestar homenagem a nomes já consagrados, mostrando ao grande público que o samba continua sendo um símbolo de identidade, resistência e união.Mais do que um espetáculo musical, o “Galo de Rua” é uma celebração da cultura popular brasileira em sua forma mais autêntica. O projeto propõe um encontro de gerações, onde as batidas dos tambores, os versos poéticos e o canto coletivo se transformam em uma experiência viva de memória e pertencimento.Com um repertório que passeia por clássicos e composições autorais, o evento traz à tona o poder do samba como manifestação social, histórica e afetiva — um espaço de convivência, partilha e alegria que reafirma o valor das ruas, das praças e das comunidades como berços culturais do nosso país. O “Galo de Rua” nasce para ecoar a voz do povo, celebrar suas raízes e manter acesa a chama do samba, promovendo arte, diversidade e inclusão em um ambiente aberto, acessível e cheio de significado.


 

Atração: Serginho Madureira

Música

Quando: Domingo (16) às 17h30

Onde: Casa de Cultura São Miguel - R. Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Neste show, Serginho Madureira, reconhecido como grande compositor, canta suas composições que foram gravadas por intérpretes consagrados (Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Diogo Nogueira, Dudu Nobre, Leci Brandão, Renato da Rocinha …) e outros sucessos do mundo do samba.


 

Atração: Nenê Amaral canta Tim Maia

Música

Quando: Domingo (16) às 19h30

Onde: Casa de Cultura São Miguel - R. Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Banda Acesso Rock que está na estrada desde 1995 tocando em eventos e casas de show, agora apresenta o espetáculo com o vocalista Nenê Amaral (vocal), acompanhado de Susana Goularte (backing vocal), Edson Ferreira (bateria), Elvis Goularte do Amaral (guitarra) e Acesso Rock Big Band (baixo, teclado, trompete e trombone), relembra os sucessos inesquecíveis de Tim Maia, passando pela fase racional, sucessos dos anos 70 e 80, trazendo um show com muita energia neste tributo imperdível.


 

Atração: Black Rio

Música

Quando: Domingo (16) às 21h

Onde: Casa de Cultura São Miguel - R. Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: A lendária Banda Black Rio sobe ao palco com uma mistura vibrante de funk, samba e jazz. Com grooves envolventes e forte influência afro-brasileira, o show celebra a cultura negra com clássicos como “”Mr. Funky Soul””, “”Maria Fumaça”” e “”Carrossel””. Energia, solos marcantes e percussão potente garantem uma apresentação contagiante, reafirmando o legado da black music nacional com inovação.


 

Durante todo o evento DJ Xuxa será o mestre de cerimônias e discotecará nos intervalos das atrações


 

MUSEUS DA CIDADE DE SÃO PAULO


 

Atração: Dos Bailes Black aos Bailes da Marquesa

Oficina

Quando: Sábado (15) às 14h

Onde: Solar da Marquesa de Santos, Rua Roberto Simonsen, 136 - Sé

Duração: 2h

Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: O Baile Black é uma das principais formas de sociabilidade cultural nas periferias de São Paulo, sendo um espaço de resistência, afirmação da identidade e celebração da cultura negra. Dentro desse contexto, os passinhos Flash Black surgem como uma das expressões mais vibrantes e representativas dos bailes black. A vivência proporcionará não só uma introdução à prática dessa dança, mas também uma reflexão sobre o papel desses bailes na construção da identidade e da memória negra de São Paulo. Ao realizar este projeto no Solar da Marquesa de Santos, o objetivo é ocupar simbolicamente um espaço histórico da cidade com a energia e a vitalidade da cultura negra contemporânea.


 

Atração: Cabodá, de Marcia Pastore

Exposição

Quando: Começa domingo (16) às 9h e vai até 30 de maio de 2026

Onde: Capela do Morumbi - Av. Morumbi, 5387 - Morumbi

Duração: 196 dias

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Cabodá é uma ferramenta usada na construção de taipa de pilão, cuja retirada deixa vazios que revelam sua ausência estrutural. Inspirado nesse princípio, o projeto Cabodá instala dez gangorras de ferro, argila e parafusos na Capela do Morumbi. Com braços que atravessam a parede do altar, elas evocam o vínculo invisível de força e equilíbrio entre presença e ausência. Exposição selecionada no 1º Edital de Artes Visuais do Museu da Cidade de São Paulo.


 

BIBLIOTECAS


 

Atração: Oficina de Dança do ventre - com Aya Rodrigues

Oficina

Quando: Sábados às 10h

Onde: Biblioteca Álvares de Azevedo (Zona Norte) - Praça Joaquim José da Nova, s/n - SP

Duração: 60 min

Classificação indicativa: 16 anos

Sinopse: Venha despertar os seus sentidos e se reconectar com o seu feminino


 

Atração: Oficina de Pandeiro - com Well Martins

Oficina

Quando: Sábados às 14h

Onde: Biblioteca Álvares de Azevedo (Zona Norte) - Praça Joaquim José da Nova, s/n - SP

Duração: 2h

Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: É um instrumento de percussão que , além de marcar o ritmo, se adequa perfeitamente aos movimentos da dança e permite que os próprios dançarinos sejam os instrumentistas.


 

Escrito por: Marcelo Lustosa


 

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.


 

 

—————

Voltar


Contato

Jornal1 no Canal 3 da Claro


são paulo


(11)968674366