POLUIÇÃO PLÁSTICA É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO DE MEIO AMBIENTE DA TV CULTURA NESTE DOMINGO (31/8)
O TEMA SERÁ ABORDADO PELO MATÉRIA DE CAPA E REPÓRTER ECO, QUE FALA AINDA SOBRE COP30 E EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO NA AMAZÔNIA
No início da noite deste domingo (31/8), o tema meio ambiente ganha espaço na TV Cultura. A partir das 18h, o Repórter Eco fala sobre a exploração do petróleo na Amazônia, mostra os preparativos para a COP30 e aborda a poluição causada pelo descarte do plástico. O assunto também merece destaque no Matéria de Capa, às 19h30, que apresenta o baixo índice de reciclagem do material no mundo - apenas 10% dos 400 milhões de toneladas de plástico produzidos por ano no planeta são reciclados.
Apresentado por Adele Santelli, o Repórter Eco começa falando sobre a Campanha do Greenpeace contra a exploração de petróleo na Amazônia. A canção do videoclipe foi composta por artistas que apoiam a causa, como o letrista Carlos Rennó e Frejat, ex-Barão Vermelho.
Outra reportagem traz os preparativos para a COP30, Conferência da ONU sobre o clima, marcada para novembro, em Belém, no Pará, e a participação histórica de representantes de 300 etnias indígenas brasileiras no evento. Por fim, o Repórter Eco apresenta o projeto Natureza Plástica, que conscientiza alunos das escolas públicas de São Paulo sobre o grave problema ambiental da poluição causada pelo descarte de plásticos.
O plástico também será tema do Matéria de Capa. Com apresentação de Mayana Leocadio, a atração destaca que 400 milhões de toneladas do material são produzidos por ano no mundo e apenas 10% desse montante é reciclado. Nos oceanos, 80% do lixo é plástico. A atração explica que na linha de frente do combate a esse tipo de poluição estão as organizações não-governamentais que mobilizam milhares de voluntários para recolher esses detritos.
—————
