28/08/2025 15:00

Ralph Fiennes, estrela de O Retorno, está irreconhecível aos 62 anos

Ator mostra transformação física surpreendente em novo filme

 
Ralph Fiennes como Odisseu em O Retorno, de Uberto Pasolini | Divulgação: O2 Play

 

São Paulo, agosto de 2025 – Conhecido pelos papéis marcantes em Conclave, A lista de Schindler e O Paciente Inglês, Ralph Fiennes volta às telas com uma transformação física radical em O Retorno, filme que estreia nos cinemas brasileiros em 4 de setembro, com distribuição da O2 Play, em cópias legendadas e dubladas.


Após ser indicado ao Oscar 2025 na categoria Melhor Ator por sua recente interpretação como cardeal-decano Lawrence, em Conclave, Fiennes reaparece com corpo muito mais atlético, apresentando ao público uma transformação visual impressionante de um filme para outro.


Agora, no papel de Odisseu, herói mitológico grego, protagonista do novo longa dirigido por Uberto Pasolini, o corpo do ator está musculoso, definido e preparado especialmente para representar um herói veterano, marcado pelo tempo, mas sempre uma figura imponente.


O Retorno revisita a trajetória final de Odisseu sob um olhar mais humano e realista, focado no seu retorno à Ítaca, 10 anos após a Guerra de Tróia, evidenciando os impactos físicos e emocionais de uma vida marcada por constantes conflitos.
 

Sinopse

Distante durante 20 anos, Odisseu volta a Ítaca, abatido e irreconhecível. Encontra o reino em desordem. Sua esposa Penélope está cercada por pretendentes gananciosos, que ambicionam tomar o poder. Seu filho Telêmaco enfrenta igualmente ameaças de morte de quem também busca assumir o comando de Ítaca.
 

Em uma produção mais humanizada que a do poema de Homero, o diretor Pasolini e os roteiristas John Collee e Edward Bond optaram por narrar a etapa final da odisseia. Em lugar dos deuses e seres míticos originais, preferiram mostrar as feridas físicas e mentais de Odisseu como resultado de guerras provocadas por projetos de invasão e ocupação de territórios.

 

Sobre a distribuidora O2 Play

A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes. A distribuidora faz parte do grupo O2, que também tem como sócios o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro.

 

Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar, além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand) – licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais.

 

Já foram mais de 80 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como Sócrates e Chorão - Marginal Alado, e internacionais, em parceria com a Netflix, como O Irlandês, Dois Papas, Não Olhe Para Cima, Bardo, Pinóquio por Guillermo Del Toro – estes dois últimos indicados ao Oscar® 2023, Priscilla e Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você.

 

A lista de longas ainda inclui parcerias com a MUBI: Annette, que abriu o Festival de Cannes 2021 e conquistou o Prêmio de Melhor Direção, Crimes of the Future, que estreou no Festival de Cannes 2022, o vencedor do Oscar® 2022 de Melhor Filme Internacional Drive My Car, o vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022 Holy Spider, o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Ator Aftersun, o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Filme Internacional Close e o indicado ao Oscar® 2024 de Melhor Filme Internacional Dias Perfeitos.

—————

Voltar


Contato

Jornal1 no Canal 3 da Claro


são paulo


(11)968674366