02/12/2025 18:07

“Retratos de Eva”: novo livro de Ruth Levy celebra o legado de Eva Klabin

“Retratos de Eva”: novo livro de Ruth Levy celebra o legado de Eva Klabin

Obra será lançada oficialmente na próxima quinta-feira, dia 4 de dezembro, às 18h30

Capa do livro “Retratos de Eva”, de Ruth Levy (Foto: Divulgação)

 

Dando continuidade à celebração dos 30 anos da Casa Museu Eva Klabin, será lançado nesta semana o livro “Retratos de Eva”. A obra reúne 15 histórias escritas pela museóloga Ruth Levy, a partir de documentos pessoais da colecionadora Eva Klabin que iluminam facetas íntimas, curiosas e surpreendentes. O lançamento acontece na quinta-feira, dia 4 de dezembro, a partir das 18h30. O evento contará com a presença da autora e do museólogo Diogo Maia para um bate-papo, seguido de um coquetel e de uma sessão de autógrafos, às 19h30. A obra será vendida na Casa Museu e na Livraria da Travessa.

 

“Retratos de Eva” chega dois anos depois do livro anterior de Ruth, “A Casa da Lagoa: arquitetura e história do cenário de vida de Eva Klabin”, no qual a autora dá um depoimento sobre o local em que a colecionadora Eva Klabin morou por mais de 30 anos e que transformou em casa-museu um ano antes de falecer. No novo projeto, que conta com contracapa escrita por Ruy Castro, o ponto de partida foi o desejo de contar histórias de Eva, a partir de documentos que compõem o acervo pessoal da colecionadora. 

 

Museóloga da Casa Museu Eva Klabin há mais de 30 anos, desde antes da abertura da casa ao público, Ruth acompanhou todas as etapas e momentos marcantes da instituição e desempenhou um papel fundamental na preservação da memória da casa e de sua colecionadora. "Este livro foi muito gostoso de escrever”, conta Ruth. “São tantos anos de imersão no universo que Eva Klabin criou na Casa da Lagoa, que sua presença — que está em tudo — faz parte do meu dia a dia. Sua vida é tão rica em tantos sentidos, seu legado tão importante, que saber mais sobre ela acaba sendo um impulso naturalVejo os documentos do arquivo como peças de um quebra-cabeças, e ir encaixando essas peças tem sido uma experiência incrível. E aí vem a vontade de compartilhar, de mostrar quem era essa mulher tão especial. As histórias foram surgindo inspiradas pelos documentos e sendo escritas de forma livre, sem preocupação com cronologia ou com a importância dos temas”, continua a autora, que finaliza dizendo que vê o projeto como uma “biografia desconstruída”.

 

Sinopse:

“Retratos de Eva Klabin” reúne crônicas escritas pela museóloga Ruth Levy a partir de um mergulho nos documentos que compõem o arquivo pessoal deixado pela colecionadora Eva Klabin. É um livro de memórias, ou uma biografia “desconstruída”, na qual as histórias são como retratos da vida rica, multifacetada e única da colecionadora. Sem uma cronologia estabelecida ou uma ordem de importância, elas revelam momentos interessantes e curiosos da vida de Eva, imortalizada pelo legado cultural que deixou. Uma vida significativa, que desperta curiosidade e merece ser compartilhada.

 

Lançamento:

Dia: 04 de dezembro (quinta-feira), às 18h30

Local: Casa Museu Eva Klabin (Av. Epitácio Pessoa, 2480 - Lagoa)

 

Sobre Ruth Levy:

É arquiteta (UFF) e museóloga (Unirio); doutora e mestre em artes visuais (PPGAV/EBA/UFRJ); pós-graduada em história da arte e arquitetura no Brasil (PUC Rio). É museóloga da Casa Museu Eva Klabin, atuando nas áreas de projetos, exposições, publicações, acervo, pesquisa e programação, entre outras. É autora dos livros A Casa da Lagoa: arquitetura e história do cenário de vida de Eva Klabin, publicado pela Casa Museu Eva Klabin, em 2023; A Exposição do Centenário e o meio arquitetônico carioca no início dos anos 1920 Entre palácios e pavilhões: a arquitetura efêmera da Exposição Nacional de 1908, publicados pela EBA/UFRJ, além de textos e artigos para livros, revistas e catálogos. Foi curadora da exposição “1922|2012: 90 anos da Exposição do Centenário”, Centro Cultural dos Correios, RJ, 2013, e assistente de curadoria da exposição “Viagens de Eva”, Casa Museu Eva Klabin, Rio de Janeiro, 2012. 

 

Sobre Camilla Rocha Campos - Diretora Artística:

Curadora, escritora e consultora de arte contemporânea, Camilla Rocha Campos atuou como Coordenadora de Residência do MAM Rio, do Programa de Formação da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e como Diretora Artística da residência artística internacional CAPACETE. Ela trabalhou como consultora para artes visuais no Museu do Amanhã, IPEAFRO, e em institutos internacionais sem fins lucrativos como a 0101 Art Platform, EhChO, Gasworks e Mondriaan Fonds. Com ampla atuação internacional, realizou curadorias e participações institucionais na Saastamoinen Foundation (Finlândia), Lugar a Dudas (Colômbia), Tabacalera Estancias (Espanha), Q21 Museums Quartier (Áustria), UKS (Noruega), Bamboo Curtain Studio (Taiwan), Arika (Escócia), dentre outros. Atualmente desenvolve sua pesquisa de doutorado na Goldsmiths University of London, no Reino Unido. 

 

Sobre a Casa Museu Eva Klabin:

Uma das primeiras residências da Lagoa Rodrigo de Freitas, a Casa Museu Eva Klabin reúne mais de duas mil obras que cobrem um arco de tempo de cinco mil anos, desde o Antigo Egito (3000 a.c.) ao impressionismo, passando pelas mais diferentes civilizações. A coleção abrange pinturas, esculturas, mobiliário e objetos de arte decorativa e está em exposição permanente e aberta ao público na residência em que a colecionadora viveu por mais de 30 anos. A Casa oferece programação cultural variada, que inclui, além das visitas ao acervo, exposições temporárias de artistas contemporâneos, oficinas, cursos e conferências para adultos e crianças. Enquanto referência no calendário cultural do Rio de Janeiro, a programação musical conta com a série Concertos de Eva, com os Concertinhos de Eva, dedicados ao público infantil, e com os shows de Nova MPB no jardim. Este evento faz parte da programação dos 30 anos da Casa Museu Eva Klabin, que será comemorado em todo ano de 2025. Espaço de troca de ideias e aprendizados no presente, a Casa Museu mantém um diálogo constante com o passado e encontra sua originalidade na combinação entre o clássico e o contemporâneo.

 

 

—————

Voltar


Contato

Jornal1 no Canal 3 da Claro


são paulo


(11)968674366