05/02/2026 16:09

Revelação da nova música portuguesa, MARO lança álbum gravado no Brasil

SO MUCH HAS CHANGED’ revela amadurecimento artístico da cantora, com letras em inglês e canções que abordam transformações emocionais
 

Clique aqui para ouvir o álbum

Foto: Louie Jacob

Novo álbum de MARO combina folk, pop e world music

 

Um retrato íntimo e sensível de uma trajetória marcada pelo amadurecimento artístico e pessoal. Assim é SO MUCH HAS CHANGED, novo álbum da cantora e compositora MARO. Revelação da nova música portuguesa, ela consolida aqui a identidade que vem construindo ao longo da carreira: uma voz cristalina e letras (em inglês) que vão direto ao ponto, nas quais aborda transformações emocionais e celebra essas aprendizagens.
 

SO MUCH HAS CHANGED (Sony Music) foi todo gravado no Brasil, no estúdio Gargolândia, em Alambari (SP). O álbum traz sons de violão, piano e leves texturas eletrônicas como pano de fundo para canções de tom confessional. MARO combina folk, pop e world music em uma paleta acústica de rara sonoridade. Essa combinação é, em boa parte, a maior virtude do álbum: ao evitar excessos instrumentais, ela permite que as nuances da sua voz e as variações das melodias ganhem protagonismo.
 

 A começar pela faixa-título, em que a cantora revela seu olhar sobre passado, presente e futuro. “Tanta coisa mudou, que surpresa / Ver a vida de forma diferente com os mesmos olhos de sempre / E eu quero contar tudo sobre isso / Que você não vai se sentir assim para sempre”, diz a letra.
 

O álbum – o nono de sua carreira – é marcado pela introspecção, pela gratidão e pela consciência do caminho percorrido. Tudo costurado por uma visão otimista do mundo ao seu redor. Aos 31 anos, MARO demonstra controle e sensibilidade interpretativa. A clareza do timbre e a articulação das frases destacam-se nas passagens mais contidas, onde pequenas inflexões emocionais são capazes de transformar versos simples em momentos pungentes.
 

“O álbum foi gravado em junho de 2024. Cheguei ao estúdio com 10 canções já prontas e, nos dois primeiros dias, acabei por escrever outras 8. Depois saí em turnê e tudo ficou guardado, mas já sabia que era aquilo que eu queria fazer. Em abril do ano passado foi quando eu realmente me juntei com o produtor para finalizar os detalhes. O trabalho permanece atual. Todas as aprendizagens que vieram nesse período continuam muito presentes”, explica.
 

Nascida em Lisboa em 1994, desde cedo mostrou aptidão musical — incentivada pela mãe, professora de música — e manteve a paixão pelo ofício até decidir transformar a música em profissão. Na adolescência, pensava em estudar Veterinária ou Biologia até ouvir “Cais”, na voz de Milton Nascimento. Aí enveredou de vez pela música e cursou a renomada Berklee College of Music, em Boston, onde completou seus estudos.
 

A carreira decolou a partir de 2018, quando lançou cinco álbuns e um EP que surpreenderam o público e a crítica pela maturidade artística e versatilidade criativa. Há três anos, ela chegou à final do concurso musical Eurovision. Hoje soma quase dois milhões de ouvintes mensais no Spotify, onde integrou o Top 10 dos artistas mais ouvidos por outros artistas em 2025. Sua música reflete uma profunda curiosidade estética e vontade de experimentar, sem se limitar a um só gênero musical.
 

A cantora tem uma ligação de longa data com o Brasil. Desde criança, em família, escutava vozes históricas que marcaram gerações: João Gilberto, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Elis Regina, Chico Buarque, Hermeto Pascoal, Caetano Veloso, Milton Nascimento e Carlinhos Brown, entre muitos outros. O contato direto com o Brasil surgiu em 2019, durante o show do cantor britânico Jacob Collier em São Paulo. MARO fez parte da banda de Collier e, nesse mesmo ano, fez uma série de pequenas apresentações solo no país.
 

Foi nessa época que conheceu a família Altério — em particular Pedro Altério, da banda 5 a Seco — de quem se tornou muito próxima. Passou alguns dias na Gargolândia, no estúdio de gravação de Rafael Altério, pai de Pedro e também músico. A dinâmica desta família refletiu, de forma curiosa, a estrutura da família de MARO em Portugal, criando uma relação artística e pessoal muito forte.
 

Desde então, MARO tem gravado cada vez mais no Brasil. O novo álbum traz Gabriel Altério na bateria e Pedro Altério na guitarra. A cantora reuniu também outros amigos, como Tommaso Taddonio (tecladista) e NASAYA (baixista e coprodutor do álbum). A relação com o país continua forte através de parcerias com artistas contemporâneos e nomes consagrados da música brasileira, incluindo Milton Nascimento, que participou da gravação de “juro que vi flores” (do álbum “can you see me?”). Ela também já cantou ao lado de Anavitória, Rubel, Vitor Kley e Marina Sena, entre outros.
 

SO MUCH HAS CHANGED surge na sequência de uma carreira ascendente, desde a projeção internacional com “saudade, saudade”, canção vencedora do Festival da Canção e Top 10 no Eurovision 2022, até o aclamado álbum “hortelã” (2023), que recebeu o Prémio José Afonso para Álbum Português do Ano. MARO nunca abandonou a estrada, tendo dividido o palco com artistas como Jacob Collier, Patrick Watson, Odesza, Parcels, e Shawn Mendes, afirmando um caminho sólido e coerente. Ela iniciou agora uma turnê mundial para o lançamento do novo álbum.


 

FAIXA A FAIXA / “SO MUCH HAS CHANGED”
 

I OWE IT TO YOU – Sempre fui muito ligada à família e, com o tempo, tornou-se cada vez mais evidente que tudo na minha vida é resultado do que eles me deram. Esta música é uma carta de gratidão, um abraço em forma de melodia e mais uma maneira de lhes dizer que os amo. Devo-lhes tudo.

SO MUCH HAS CHANGED – Esta música encapsula o capítulo da vida em que estou e, consequentemente, todo o álbum. É uma carta à minha versão mais jovem, a falar sobre o sol depois da tempestade. Um sorriso orgulhoso para a criança interior. A vida é boa e está tudo bem.

KISS ME – Escrevi Kiss Me quando percebi que precisava de recuar e namorar comigo mesma durante um tempo, flertar com os meus sonhos e com tudo o que quero fazer. Dito isto, espero que quem a ouça consiga relacioná-la com quem achar que faz sentido! Pode retratar um amor novo, um amor antigo, amor familiar, amizades. É sobre a excitação de uma parceria, seja ela qual for.

FEELING SO NICE – Fala sobre conseguir sempre tirar algo bom de qualquer situação, mesmo de uma má. Uma grande desilusão pode transformar-se numa lição valiosa, até capaz de mudar a vida.

IT AIN'T OVER – Tal como o resto do álbum, esta música fala sobre aprender a deixar ir e ser paciente, deixando o tempo fazer o seu trabalho. Se tiver que acontecer, vai acontecer.

I KNOW YOU KNOW – Fala sobre algo que acho que muitos de nós já experimentamos — gostar de alguém que, por alguma razão, não está disponível. Mas, neste caso, trata-se de estar em paz com isso, em vez de resistir. Aceitar que ambos sabem o que se passa, mas não há nada a fazer a não ser permanecerem apenas amigos.

DROWN – Escrevi Drown em 2018, a única música “realmente antiga” do disco. Sempre a imaginei com uma batida pesada e cheia de energia — o contraste entre esse som e a letra é, para mim, a representação perfeita dos sentimentos de se sentir enganado. Não é uma canção triste de amor, mas sim uma música cheia de angústia, com a intenção de seguir em frente.

LOVE'S NOT TO BEG – Por vezes demora mais tempo até compreender certas coisas na vida — para mim, esta lição (“that love should be easy”) foi uma delas.

2 YEARS – Uma música divertida sobre a emoção de ver alguém que não se via há algum tempo, alguém que será sempre especial. Para mim, esta música está cheia de energia infantil — vontade de correr e contar ao mundo como me sinto.

TO GRIEVE YOU – Este álbum é tanto o fim de um capítulo como o início de outro. É a carta de despedida ao que deixei para trás nos últimos anos. Começa com “como deixo aquilo a que chamo casa” e termina com “como deixo aquilo a que chamava casa” — a mudança mais importante. São as últimas palavras do álbum — é um verdadeiro encerramento. Agora, rumo a um amanhã melhor. 


 

—————

Voltar


Contato

Jornal1 no Canal 3 da Claro


são paulo


(11)968674366