SESC SÃO CAETANO APRESENTA UM MÊS DE FEVEREIRO REPLETO DE CULTURA, ESPORTE E COLETIVIDADE
Programação gratuita e acessível celebra o verão com atividades para todas as idades, incluindo espetáculos, oficinas, vivências esportivas e ações para a cidadania.
O Sesc São Caetano convida o público para um mês de fevereiro repleto de atividades que celebram a cultura, o esporte e a coletividade. A programação diversificada, com a maior parte das ações gratuitas ou a preços populares, atende a todos os públicos, de crianças a idosos, e acontece em diversos espaços da unidade, incluindo o Espaço Verde Chico Mendes, em São Caetano do Sul, com destaque para a finalização da 31ª edição do Sesc Verão.
CULTURA POPULAR E SAMBA NAS VOZES FEMININAS
A música terá um lugar especial com uma série de apresentações de samba protagonizadas por mulheres e que celebram o feminino no gênero e a ancestralidade. No dia 6 tem o grupo Samba de Agbara apresentando “Mulheres no Samba”, dia 13, é a vez do Samba de Batom com “Samba de Mulher”. Na segunda-feira, dia 16, se apresenta o histórico Grupo Pura Raça, pioneiro em dar voz a mulheres negras periféricas. E encerrando a sequência, no dia 20, o Preta Batuque celebra o coletivo por meio da música.
TEATRO, CIRCO E MUITA DIVERSÃO
A programação teatral traz narrativas inspiradas na cultura popular. No dia 14, o espetáculo "Noite de Brinquedo no Terreiro de Yayá", do Clã do Jabuti, narra a história de uma rainha de congo em uma jornada de amadurecimento. No dia 21, o "Mamulengo Fanfarrosas" revive personagens tradicionais do teatro de bonecos nordestino. Para fechar o mês, no dia 28, a Companhia Baitaclã apresenta o espetáculo circense "Adivinha só", uma comédia de palhaças repleta de mágica e interação.
VIVÊNCIAS ESPORTIVAS E O SESC VERÃO
A 31ª edição do Sesc Verão segue até o domingo, dia 1º, no Espaço Verde Chico Mendes, com uma manhã inteira de atividades. A programação inclui Vivência de Ginástica Artística, Recreação Esportiva Orientada, Recreação Livre e o Cortejo Cênico Sampalhaças, com o Coletivo Sampalhaças, celebrando a presença feminina no circo. De 2 a 4 de fevereiro, o projeto permanece no parque para recreação livre das 9h às 18h.
OFICINAS CRIATIVAS E SABERES TRADICIONAIS
Destaque para o curso "Macramê Básico", com Maria Gabrielle (início dia 12) e "Encadernações: meus cadernos, minha arte", com Fabio Calaza (início dia 23). O projeto "Curas do Mundo: Ervas Medicinais e saberes tradicionais" revelarão ervas e chás utilizados por migrantes da Guiana e R.D.Congo (dia 4) e Bolívia (dia 11). Também haverá curso de Marcenaria Criativa para jovens (dias 26/02 e 05/03) e Manutenção Residencial para Mulheres (dias 25/02 e 04/03).
PROGRAMAÇÃO INFANTIL E FAMILIAR
O Espaço de Brincar, programa para crianças de 0 a 6 anos e seus acompanhantes, segue disponível, com vivências às quintas com o Ateliê Brincante (dias 5, 12, 19 e 26), propondo brincadeiras criativas e coletivas. Aos sábados 7 e 21, o Eu Griot, com o Ateliê Afro Cultural, convida para contações de histórias. Complementa a programação, a intervenção "Jogo de Corpo Foliando" (dia 17) e o Circuito Sensorial (dia 28) completam as opções.
AÇÕES PARA PESSOAS IDOSAS E TEMÁTICAS DE CARNAVAL
A programação para pessoas idosas inclui o bate-papo "Ponto de Encontro: Prevenção contra fraudes e golpes virtuais" (dia 11) e a "Prática Vocal Coletiva", que inicia no dia 23. Durante o Carnaval, acontece o Ateliê de Adereços de Carnaval (dias 14, 16 e 17)
OUTROS DESTAQUES
Literatura: No dia 27, o espetáculo narrativo "MOOCA ou Fazer Casa em Tupi-Guarani", com Giuliano Tierno, revisita as memórias do bairro paulistano.
Meio Ambiente: No dia 28, a oficina "Como cultivar seu cogumelo Shimeji" ensina cultivo caseiro e modos de prepará-lo valorizando sabor, textura e nutrientes.
—————
