A comédia romântica “Sexa”, dirigida e estrelada por Gloria Pires, terá sessão seguida de debate nesta quinta-feira (11), dia da estreia do longa nos cinemas. A exibição será no Estação Net Gávea, no Rio de Janeiro, às 20h30, com a presença da diretora e protagonista, da escritora e antropóloga Mirian Goldenberg e mediação de Janda Montenegro. A sessão será aberta ao público mediante a compra de ingressos.
Com distribuição da Elo Studios, o filme, que marca a primeira direção de Gloria, fala sobre os desafios e descobertas de uma mulher que completa 60 anos. O filme também apresenta Isabel Fillardis, Thiago Martins, Danilo Mesquita e Luana Tanaka, e conta com participações especiais de Rosamaria Murtinho, Eri Johnson, Dan Ferreira e Déa Lúcia. “Sexa” é uma produção Giros Filmes e Audaz Filmes, com coprodução da Paramount Pictures e Riofilme, distribuição da ELO Studios e o patrocínio da CAIXA Vida e Previdência e apoio da CAIXA Seguridade.
Na trama, Bárbara (Gloria), uma mulher cheia de vida e energia, se irrita após completar 60 anos, vivendo um conflito interno entre o receio de envelhecer e a sensação de não se sentir uma sexagenária. Ela divide o tempo entre o trabalho como revisora de textos e as conversas divertidas com sua melhor amiga e vizinha Cristina (Isabel Fillardis), com quem compartilha confidências e piadas sobre a vida, envelhecimento e romance.
Desiludida, ela decide abrir mão da ideia de encontrar um novo amor, achando-se velha para viver um romance aos 60 anos. Mas essa convicção muda quando ela conhece Davi (Thiago Martins), um viúvo sensível e 25 anos mais novo que ela. O encontro, inicialmente casual, gera uma conexão profunda e inesperada entre os dois, o que desafia as expectativas de Bárbara, que se preocupa com a diferença de idade.
Bárbara também vive uma relação complicada com o filho Rodrigo (Danilo Mesquita), que se incomoda que a mãe não age como uma “senhora de 60 anos” e implica constantemente com ela, reforçando preconceitos etaristas. Além disso, o músico conta com o suporte financeiro da matriarca para sustentar sua casa e pagar a escola do filho, já que está desempregado e sua esposa acaba de ser demitida do trabalho.
A proximidade com Davi faz com que Bárbara embarque em uma jornada de autoconhecimento, passando a ser mais gentil consigo mesma e evitando se enxergar através dos olhos de uma sociedade machista. Ela passa a reavaliar seus medos, desejos e a enxergar a possibilidade de se reinventar e de se apaixonar novamente.
A diretora e atriz destaca que o filme é uma carta de afeto a todas as mulheres. “Não existe ‘prazo de validade’ para o desejo, para o recomeço, para você se ver de outro jeito. Não importa a idade. Você pode se reinventar, se permitir, se amar, se expressar”.
Sinopse
Estreia de Gloria Pires na direção, “Sexa” conta a história de Bárbara, uma mulher que acaba de fazer 60 anos e está apavorada com o fato de estar envelhecendo. Ela passa seus dias entre o trabalho como revisora de textos e as conversas debochadas e divertidas com sua melhor amiga e vizinha Cristina (Isabel Fillardis). Já há algum tempo desapontada com sua vida amorosa, depois de algumas relações frustradas, Bárbara escolhe abandonar as esperanças de tentar encontrar um novo amor. Um encontro inesperado desperta uma reviravolta em sua vida quando ela conhece Davi (Thiago Martins), um viúvo 25 anos mais jovem. Bárbara, então, precisa tomar uma decisão: viver intensamente esse novo amor ou se curvar ao medo e aos julgamentos acerca da diferença de idade dos dois.
Elenco
Gloria Pires
Thiago Martins
Isabel Fillardis
Danilo Mesquita
Luana Tanaka
Participação especial
Eri Johnson
Rosamaria Murtinho
Dan Ferreira
Déa Lúcia
Ficha técnica
Direção: Gloria Pires
Produção: Belisario Franca, Bianca Lenti e Mauricio Magalhães
Direção de produção: Olivia Buarque
Fotografia: Kika Unha, ABC
Arte: Mônica Delfino
Figurino: Helena Gastal
Som: Zezé D’Alice
Edição: Livia Arbex
Trilha sonora: Rodrigo Lima
Roteiro: Guilherme Gonzalez
Produção: Giros Filmes e Audaz
Coprodução: Paramount Pictures Brasil
Distribuição: ELO Studios
Giros Filmes
Há quase 30 anos a Giros Filmes produz obras que divertem, emocionam e inspiram. Liderada pelos produtores Belisario Franca, Bianca Lenti e Maurício Magalhães, a Giros se orgulha de transformar todos os tons de nossa brasilidade em histórias que viajam pelo mundo. Já são mais de 70 obras originais, entre elas os longas “Sexa”, dirigido e protagonizado por Gloria Pires, “Cacilda Becker em Cena Aberta”, protagonizado por Débora Falabella e “O Debate”, com Paulo Betti e Débora Bloch, baseado em textos de Guel Arraes e Jorge Furtado. No campo das séries de ficção, se destacam a family series “Clube Spelunca” (HBO Max), “Baile de Máscaras” (Canal Brasil), “Queimamufa” (Globoplay, 2 temporadas), “Revolta dos Malês” e “Jungle Pilot” (Universal TV). No gênero documental, as produções são ainda mais numerosas, com destaque para as séries “Meia Lua Inteira” (HBO Max), sobre a vida de Carlinhos Brown, “Massacre na Escola: a tragédia das meninas de Realengo” (HBO Max), “Para ver Freud” (Canal Curta), “7x Bossa Nova, Samba na Gamboa” (TV Brasil, 9 temporadas), “Imortais da Academia” (Canal Curta, 2 temporadas), “Rua pra Toda Gula” (Discovery), “Sagrado” (TV Globo, 5 temporadas) e os longas “Menino 23” (Longlist do Oscar 2016), “Amazônia Eterna” (Prime), “O Presidente Improvável” (Globoplay), “Apenas Meninas” (HBO Max), “Fio do Afeto” (Globoplay), “Massa Funkeira” e muitas estreias por vir.
Nossas obras são reconhecidas por mais de 60 prêmios e indicações em festivais no Brasil e no mundo, como o Festival do Rio, Toronto Black Film Festival, Mostra Internacional de São Paulo, New York Film Festival, Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro, entre outros.
Seja na TV, no streaming ou no Cinema, estamos sempre em busca de um conteúdo autêntico, inovador e, sobretudo, brasileiro.
Audaz
A Audaz filmes foi fundada com o intuito de colocar a serviço do público, não apenas conteúdo relacionado aos artistas Gloria Pires e Orlando Morais, mas aplicar o olhar desses artistas ao produto do audiovisual, celebrando a nossa diversidade brasileira. Seja em formato ficção ou documental, o nosso objetivo é uma experiência inspiradora e filosófica, sempre criando diálogos e educando, através das vivências mostradas nas telas. Dentre as nossas produções destacam-se o longa de comédia romântica SEXA, dirigido e protagonizado por Gloria Pires e o filme ORLAMUNDO, premiado como melhor documentário de longa-metragem no LAIFFA – Los Angeles Film Festival 2019, e que também tem sua pré-estreia internacional no 21º Festival du Cinéma Brésilien de Paris e sua pré-estreia nacional no 47º Festival de Gramado, de onde parte para turnê de exibição internacional em diversos festivais na América e Europa.
Paramount Pictures Brasil
A Paramount Pictures Brasil atua no mercado audiovisual no Brasil desde 1916 com foco no seu conteúdo original, mas também fomenta e apoia o desenvolvimento do cinema brasileiro investindo em conteúdo local. A distribuidora foi responsável pela distribuição de clássicos nacionais, como “Vinicius” (2005), “Tropa de Elite” (2007), “Última Parada 174” (2008), “Homem do Futuro” (2011) e “Raul – O início, o Fim e o Meio” (2012) pra citar alguns. Hoje o estúdio atua como coprodutor de diversas produções nacionais, como “Os Homens São de Marte” (2014), “Loucas pra Casar” (2015), “O Shaolin do Sertão” (2016), “Minha Mãe é uma Peça 2” (2016), “Minha Mãe é uma Peça 3” (2019), “Turma da Mônica - Laços” (2019), “Turma da Mônica - Lições” (2021), Minha Irmã e Eu (2023), Pedágio (2023) e Chico Bento (2024) entre outros.
ELO STUDIOS
A ELO STUDIOS acredita que histórias movem o mundo. Produzimos e distribuímos conteúdos que inspiram,provocam, conectam e reinventam perspectivas, levando narrativas impactantes a públicos diversos. Atuamos como ponte entre criadores e audiências globais, entregando entretenimento que desperta emoções, desafia e ressoa.
São mais de 20 produções originais, incluindo Caindo na Real (Telecine, TV Globo), Avenida Beira-Mar (vencedor do Festival de Guadalajara), Divinas (Lifetime), Desafio Impossível (Disney+) e Lupi & Baduki (Max), além de diversos projetos em diferentes estágios de desenvolvimento e produção.
Sempre com foco em inovação, autenticidade e impacto, produzimos branded entertainment, criando histórias envolventes em parceria com marcas, agências e canais. Entre os títulos, estão Mulheres no Comando (formato sobre empreendedorismo feminino apresentado por Fabi Saad) e Contar para Viver (Unesco/Cappuccino).
Desde 2005, a ELO STUDIOS distribuiu mais de 500 títulos de todas as regiões do Brasil, levando histórias brasileiras a mais de 100 países. Entre eles, O Menino e o Mundo, indicado ao Oscar. No cinema, mais de 120 filmes foram lançados, incluindo Medida Provisória, de Lázaro Ramos, o filme nacional mais assistido em 2022. O lineup dos próximos anos inclui grandes produções em parceria com Claro, Globo Filmes, Funcine Investimage, Paramount, Sony, Telecine e Warner.
Liderada por Ruben Feffer, Flavia Feffer e Sabrina Nudeliman Wagon (CEO), a ELO STUDIOS promove a inovação tanto em termos criativos quanto nos modelos de negócio, impulsionando narrativas que transcendem fronteiras e deixam um legado.