Escrito e dirigido por Jafar Panahi (‘Táxi Teerã’, ‘Sem Ursos’), ‘Foi Apenas um Acidente’, filme vencedor da Palma de Ouro em Cannes, chega aos cinemas brasileiros no dia 4 de dezembro com distribuição da Imovision e MUBI. O longa foi escolhido como representante da França na disputa por uma indicação ao Oscar®. Na trama, quando o mecânico Vahid encontra por acaso o homem que acredita ter sido seu torturador na prisão, ele o sequestra decidido a se vingar. Mas a única pista sobre a identidade de Eghbal é o som peculiar de sua perna com prótese. Vahid, então, recorre a um grupo de outras vítimas libertas em busca de confirmação. E o perigo só aumenta. Enquanto enfrentam o passado e suas visões de mundo divergentes, o grupo precisa decidir: será realmente ele, sem dúvida alguma? E o que significaria, na prática, a retribuição?
Desenrolado sob o pano de fundo sempre presente do autoritarismo, ‘Foi Apenas um Acidente’ se consolida em um ato culminante de resistência por parte de um cineasta iraniano que não é estranho à detenção injusta. Impulsionado por um ritmo eletrizante, a obra nos convida a considerar a linha que separa o certo do errado.
‘Foi Apenas um Acidente’ é estrelado por Ebrahim Azizi, Vahid Mobasheri, Mariam Afshari, Hadis Pakbaten, Majid Panahi e Mohamad Ali Elyasmehr.
Ficha técnica
Título original: UN SIMPLE ACCIDENT
Direção: Jafar Panahi
Roteiro: Jafar Panahi
Produção: Jafar Panahi, Philippe Martin
Direção de fotografia: Amin Jafari
Direção de Arte: Leila Naghdi
Figurino: Leila Naghdi
Som: Abdoreza Heidari
Montagem: Amir Etminan
Gênero: Thriller
País: Irã, França, Luxemburgo
Ano: 2025
COR
Tempo: 102 min
Classificação: A definir
Elenco: Vahid Mobasseri, Mariam Afshari, Ebrahim Azizi, Hadis Pakbaten, Majid Panahi, Mohamad Ali Elyasmehr, Delmaz Najafi, Afssaneh Najmabadi, George Hashemzadeh
Sinopse:
Quando o mecânico Vahid encontra por acaso o homem que acredita ter sido seu torturador na prisão, ele o sequestra decidido a se vingar. Mas a única pista sobre a identidade de Eghbal é o som peculiar de sua perna protética. Vahid então recorre a um grupo de outras vítimas libertas em busca de confirmação, e o perigo só aumenta. Enquanto enfrentam o passado e suas visões de mundo divergentes, o grupo precisa decidir: será realmente ele, sem dúvida alguma? E o que significaria, na prática, a retribuição?
Sobre a Imovision
Presente no Brasil há 35 anos, a Imovision vem se consolidando como uma das maiores incentivadoras do melhor cinema mundial na América latina, tendo lançado mais de 500 filmes no Brasil. Criada pelo empresário Jean Thomas Bernardini, a distribuidora tem em seu catálogo, realizações de consagrados diretores estrangeiros e brasileiros, e filmes premiados nos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, como Cannes, Veneza e Berlim. Mantendo seu foco em títulos de qualidade, a Imovision fortificou o cinema francês no Brasil e foi a responsável por introduzir cinematografias raras e movimentos internacionais expressivos no país, como o Movimento Dogma 95 e o Cinema Iraniano.
Sobre a MUBI
A MUBI é um serviço global de streaming, produtora e distribuidora de filmes dedicada a celebrar o melhor do cinema. A MUBI produz, seleciona, adquire, e promove filmes visionários, levando-os a diferentes públicos em todo o mundo.
MUBI é um lugar para descobrir filmes ambiciosos de cineastas visionários. De icônicos diretores a novos autores. Todos cuidadosamente escolhidos a dedo pelos curadores da MUBI. Com MUBI GO, membros em países selecionados ganham um ingresso grátis toda semana para ver os melhores filmes em exibição nos cinemas. E a Notebook explora todos os lados da cultura cinematográfica — nas versões impressa e online.
Fundada em 2007 por Efe Cakarel, a MUBI é a maior comunidade de amantes do cinema em todo o mundo, com membros em 190 países. A MUBI adquiriu a renomada representante comercial e produtora The Match Factory e Match Factory Productions em janeiro de 2022, e uma participação majoritária na principal distribuidora de filmes do Benelux, Cinéart, em fevereiro de 2024.