Shows gratuitos de Zé Geraldo e Canta Inezita, com Maria Alcina e convidados celebram 3ª edição Festival Arquivo Aberto
Centenário de Inezita Barroso e 90 anos do Departamento de Cultura são tema do evento, que ocorre de 25 a 27 de setembro
São Paulo, 16 de setembro de 2025 - Conectando memória e tradição, com o tema “Cultura popular na Metrópole: de Mário a Inezita”, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e do Arquivo Histórico Municipal (AHM), promove de 25 a 27 de setembro, a 3ª edição do Festival Arquivo Aberto.
Os três dias de evento, que homenageia os 90 anos do antigo do Departamento de Cultura e o centenário de Inezita Barroso, contarão com shows, intervenções artísticas, oficinas, palestras e exposições de documentos originais que estarão abertos ao público apenas nesse período. Toda programação é gratuita e acontece na Praça Coronel Fernando Prestes, endereço do edifício do Arquivo Histórico Municipal.
Entre os destaques, sábado (27), das 17h às 18h, sobe ao palco o projeto “Canta Inezita”, com Maria Alcina e convidados em um tributo a Inezita Barroso comandado pela cantora brasileira Maria Alcina.
Das 19h às 20h, o comando musical fica por conta de Zé Geraldo, cantor e compositor brasileiro, que apresenta sua turnê de 80 anos.
Completando o sábado de música, das 10h às 19h, o evento contará com discotecagem comandada por Forró dos Ratos, um coletivo de DJs que tem o objetivo de promover o forró no vinil, juntando cultura popular nordestina com espaço aberto para dança.
O Festival Arquivo Aberto 2025 ainda conta com uma edição especial da Feira Estranha - El Cabriton!, com mais de 80 expositores. Criada para incentivar a produção artística local e fortalecer a cultura independente, ela aproxima artistas e público. A programação acontece no dia 27 de setembro, sábado, das 10h às 18h, na Praça Cel. Fernando Prestes, 152, Bom Retiro.
O Coletivo Coletores realizará projeções visuais durante todos os dias do evento, das 18h às 21h.
A programação completa está em festivalarquivoaberto.
O Arquivo e o Festival
Localizado no Bom Retiro, o Arquivo Histórico Municipal é uma das instituições mais antigas dedicadas à preservação documental. Seu acervo reúne manuscritos, mapas, fotografias, recortes de jornais, processos administrativos e documentos raros e funciona como uma forma de manter viva a história da cidade de São Paulo.
O Festival Arquivo Aberto vem se consolidando como espaço de encontro entre memória e criação. Em 2023, sua primeira edição teve como tema o papel do arquivo como instituição cultural viva. No ano seguinte, destacou as memórias de grupos marginalizados, reforçando a ideia de que documentos e histórias devem estar presentes cada vez mais no nosso dia a dia.
Acompanhe atualizações da programação através dos perfis oficiais da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa: Link, Link.
Serviço
Festival Arquivo Aberto 2025
Data: Quinta-feira (25/09) das 9h às 19h, Sexta-feira (26/09) das 10h às 19h e Sábado (27/09) das 10h às 20h.
Local: Arquivo Histórico Municipal - Praça Coronel Fernando Prestes, 152 -
Bom Retiro.
Entrada Gratuita e acessível a todos os públicos
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
—————
