Silvia Poppovic participa de ato solene de combate ao tabagismo em Brasília
|
Silvia Poppovic participa de ato solene de combate ao tabagismo em Brasília
Apesar dos avanços no controle do tabagismo, o Brasil ainda enfrenta grandes desafios. Cerca de 161,8 mil mortes anuais são causadas pelo cigarro1, ou seja, 13% de todas as mortes que ocorrem no país são atribuíveis ao tabagismo1. O impacto também é econômico: R$ 125,1 bilhões são gastos por ano com despesas médicas e perda de produtividade1. Esses números mostram que ainda há muito trabalho a ser feito.
Em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, a Câmara dos Deputados realizará um ato solene no dia 28 de maio. O evento é promovido pela Deputada Flavia Morais (PDT-GO) e reunirá autoridades e representantes da sociedade civil e da comunidade médica para discutir ações de combate ao tabagismo e os riscos associados ao fumo. Na ocasião também serão discutidos temas sobre o cuidado com o paciente de doenças respiratórias, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e a importância do acesso dessas pessoas ao cuidado adequado.
A DPOC é progressiva, crônica e não tem cura. A doença é caracterizada por uma inflamação que afeta as vias aéreas e dificulta a respiração, podendo limitar muito atividades rotineiras. Entre os sintomas estão tosse crônica, cansaço, catarro e falta de ar. Em alguns casos, a piora aguda dos sintomas pode desencadear crises, levando a hospitalizações e até ao óbito .
O PL 949/2024 também será tema da discussão. Criado pela deputada Flávia Morais (PDT-GO) com o objetivo de criar um plano nacional de atenção à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, enfatiza a prevenção, o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a promoção da qualidade de vida dos pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Como parte das ações, o ato solene contará com a presença de Silvia Poppovic que vai abordar a sua jornada com o tabagismo, o impacto do cigarro em sua vida, como está hoje e a importância da busca pela qualidade de vida. A jornalista e apresentadora fumou por 10 anos e agradece por hoje estar livre, do que ela mesma diz ser um dos “piores vícios que alguém pode ter”.
“Comecei a fumar muito jovem, mas desde sempre o cheiro do cigarro me incomodou. Aos poucos, fui amadurecendo e percebendo que não fazia sentido continuar fumando e, por sorte, consegui parar com certa tranquilidade. Mas infelizmente, sei que para muitas pessoas não é tão fácil assim. Hoje sou grata por ter conseguido largar esse vício, é um hábito que realmente deveria ser extinto. Conheço várias pessoas da minha geração que fumam até hoje e que apresentam alguns problemas de saúde por conta do cigarro, como tosse, rouquidão, entre outros mais graves e que impactam muito a qualidade de vida", declara a jornalista.
Sobre o evento: Data: 28 de maio de 2025 (quarta-feira) Horário: 09h às 11h Local: Plenário da Câmara dos Deputados, Brasília – DF Participantes •Deputada Flavia Morais (PDT-GO), autora do PL949/2024 •Dr. Ricardo Amorim, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia •Silvia Poppovic, jornalista e apresentadora, ex-fumante •Representante do Ministério da Saúde •Representante Aliança contra o Tabagismo (ACT) •Gustavo San Martin, presidente da associação Crônicos do Dia a Dia (CDD) •Marco Ruggiero, presidente da Chiesi Brasil, farmacêutica especializada no tratamento de doenças respiratórias |
—————
