13/11/2025 18:18

Temporada de Recitais é oportunidade gratuita para conhecer Theatro Municipal

Programação semanal reúne apresentações da Escola de Música Municipal


São Paulo, novembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Fundação Theatro Municipal, apresenta recitais gratuitos no Theatro Municipal e na Praça das Artes, entre terças e sábados. A iniciativa oferece ao público a chance de ocupar um dos espaços culturais mais importantes da cidade.

 

A programação dos recitais, formada por alunos e professores da Escola de Música do Theatro Municipal (EMM) variam de acordo com a semana. A programação reúne classes de violino, saraus de violão, masterclasses de maestros, recital de contrabaixo e outras formações da Escola Municipal de Música, realizadas em diferentes espaços do complexo.
 

Nesta sexta (14), o Theatro recebe duas atividades na Praça das Artes. Às 10h30, na Sala 309, o Recital de Classe de Contrabaixo, com o professor Marco Brucooli, e às 18h30, no mesmo espaço, o Recital de Classe de Piano, com a professora Camila Briolo. As apresentações são gratuitas e sem necessidade de retirada prévia de ingressos.
 

A programação semanal dos recitais pode ser acompanhada pelas redes sociais da Fundação Theatro Municipal.
 

O Theatro Municipal
Inaugurado em 1911, o Theatro Municipal de São Paulo nasceu como um marco arquitetônico e cultural da cidade. Inspirada nos grandes teatros de ópera europeus, a construção, projetada pelo escritório de Ramos de Azevedo, em colaboração com os italianos Cláudio e Domiziano Rossi, levou oito anos para ser concluída. Sua estreia, diante de um público externo estimado em 20 mil pessoas, chamou a atenção pela grandiosidade e pela iluminação elétrica completa, algo inédito na época. Pensado para receber grandes nomes da música lírica e do teatro, o edifício rapidamente se firmou como um dos principais palcos do país.
 

Ao longo do século 20, o Municipal consolidou essa vocação ao receber artistas e companhias que moldaram a história das artes no Brasil e no mundo — de Enrico Caruso, Maria Callas e Bidu Sayão a Villa-Lobos, Ana Pawlova, Duke Ellington, Ella Fitzgerald, Nijinsky e Baryshnikov. Também foi ali que a Semana de Arte Moderna de 1922 rompeu paradigmas e inaugurou o modernismo brasileiro. Mais de cem anos depois, o Theatro segue preservado por três grandes reformas e expandido pelo Complexo da Praça das Artes, inaugurado em 2012, que hoje abriga os corpos artísticos e as escolas municipais de música e dança.


Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 21 Casas de Cultura, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

—————

Voltar


Contato

Jornal1 no Canal 3 da Claro


são paulo


(11)968674366