TV CULTURA EXIBE MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA EM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DEDICADA À COP30
A PARTIR DESTE DOMINGO (2/11), ÀS 18H30, A EMISSORA APRESENTA PRODUÇÕES BRASILEIRAS QUE ABORDAM TEMAS SOCIOAMBIENTAIS
Neste domingo (2/11), às 18h30, estreia na TV Cultura a Mostra Ecofalante de Cinema, faixa especial dedicada à COP30, que exibirá produções audiovisuais com temáticas socioambientais. Ao longo de todo o mês de novembro, um novo episódio será exibido semanalmente.
Considerado o mais importante evento audiovisual voltado à discussão socioambiental da América do Sul, a mostra selecionou seis produções brasileiras cujas temáticas dialogam com povos indígenas, mudanças climáticas, lixo, agro e economia sustentável.
Floresta - Um Jardim que a Gente Cultiva (2023) inaugura a programação no dia 2. Dirigido por Mari Corrêa, o documentário questiona o que a vida das cidades tem a ver com a vida dos indígenas, contrapondo o olhar indígena ao da ciência ocidental e expondo como a colonização persevera no discurso ultrapassado sobre povos indígenas e natureza.
No domingo seguinte (9/11), a atração é o filme Descarte (2021), no qual o diretor Leonardo Brant aborda o drama social do lixo, apresentado a partir de histórias inspiradoras de artistas, designers, artesãos e ativistas que transformam materiais recicláveis com inovação e sensibilidade.
Premiado em evento na Europa, Sob a Pata do Boi (2018), de Márcio Isensee e Sã, é exibido em 16/11. O filme investiga como a expansão da pecuária na Amazônia, a partir da década de 1970, contribuiu para o desmatamento da floresta, transformando-a em pastagens.
—————
