25/11/2025 19:18

Últimos dias de Eva Jospin na Casa Bradesco: “Re-Selvagem – Natureza Inventada” encerra em 7 de dezembro

Visitantes terão última chance para conhecer as florestas místicas da obra de grande escala “Selva”, em exibição inédita no Brasil, além de oficina e palestra exclusiva

“Selva” (2024), de Eva Jospin, exibida pela primeira vez no Brasil na Casa Bradesco. / Foto: Erika Mayumi

São Paulo, novembro de 2025 – Entra na reta final a exposição “Re-Selvagem – Natureza Inventada”, da artista francesa Eva Jospin, na Casa Bradesco. O público tem até 7 de dezembro para ver a monumental “Selva” (2024), instalação imersiva exibida pela primeira vez no Brasil e um dos marcos da carreira da artista, reconhecida mundialmente por suas florestas mentais construídas em papelão, madeira, fibras naturais, seda e linho. Também será possível participar de duas atividades gratuitas na semana de encerramento: uma oficina de bordado e uma palestra exclusiva com o curador.

 

A mostra reúne 14 obras de grande escala – entre instalações, bordados, desenhos e vídeos – sob curadoria de Marcello Dantas, e evidencia a complexidade técnica e o imaginário simbólico que caracterizam a produção de Jospin. Inspirada por contos, mitologias e referências barrocas, a artista reconecta a matéria — especialmente o papel — à sua “origem selvagem”, criando paisagens que combinam monumentalidade e detalhamento.

 

“Selva”: destaque internacional

Apresentada anteriormente na 60ª Bienal de Veneza, “Selva” recria uma floresta imaginária feita de passagens labirínticas, troncos retorcidos e estruturas que evocam chalés de contos de fadas. A instalação transporta o visitante para um território de memória, fantasia e ancestralidade. Para Jospin, trata-se de uma “floresta mental”, onde se projetam medos arcaicos, sonhos de infância e o desejo de fuga.

“Chambre de Soie” (2021–2024), painel monumental com 107 metros de comprimento exposto na Casa Bradesco / Foto: Erika Mayumi

Um jardim bordado em 400 tons

Outro destaque é “Chambre de Soie” (2021–2024), painel monumental com 107 metros de comprimento, inteiramente bordado à mão pela Chanakya School of Craft, na Índia, com mais de 400 tonalidades de fios. A obra, que já integrou a coleção de alta costura da Dior e ocupou a Orangerie de Versalhes, cria uma “sala-paisagem” que flutua entre o clássico e o contemporâneo, expandindo o vocabulário poético da artista.

 

AGENDA DE ENCERRAMENTO:

  • 02 a 07/12: Oficina: Natureza Inventada: Bordado Coletivo

Inspiradas na obra Quarto de Seda (Chambre de Soie), a oficina e vivência colaborativa "Natureza Inventada: Bordado Coletivo" convida os visitantes a criar um painel bordado por muitas mãos, com o auxílio e mediação de educadores da Casa Bradesco. A atividade acontece na Sala ACIMA entre os dias 02 e 07 de dezembro, das 14h às 18h. Inscrições são gratuitas via MATA APP com vagas limitadas.

  • 05/12: Palestra: Re-Selvagem — Marcello Dantas revela Eva Jospin

No dia 05/12, às 10h, os visitantes terão a oportunidade de comparecer à palestra “Tapeçaria Selvagem”, em que o curador Marcello Dantas apresenta os bastidores e os sentidos profundos de Re-Selvagem, a exposição de Eva Jospin na Casa Bradesco. Num mundo acelerado por telas e algoritmos, Dantas destaca o retorno ao essencial: o poder da mão, o valor do gesto humano e a urgência de reconectarmos com saberes ancestrais. As florestas labirínticas de Eva Jospin — construídas camada por camada — tornam-se o ponto de partida para refletirmos sobre matéria, memória e o reaprendizado da lentidão.

 

A palestra revela por que Re-Selvagem ocupa um lugar central na programação da Casa Bradesco: uma exposição que nos chama a reverter o desmatamento interior, a recuperar a sensibilidade tátil e a imaginar futuros em que a arte continua sendo um território de regeneração. Inscrições são gratuitas via MATA APP com vagas limitadas.

 

Serviço

“Re-Selvagem – Natureza Inventada”

Curadoria: Marcello Dantas

Data: de 6 de setembro a 7 de dezembro

Horários: Terça a domingo, das 12 às 20h (fechado às segundas-feiras)

Local: Casa Bradesco – Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista (dentro da Cidade Matarazzo)

Classificação etária: livre

Ingressos: R$50

Disponíveis no aplicativo MATA APP e na bilheteria física.

Terças-feiras: entrada gratuita mediante agendamento via aplicativo.

Clientes dos cartões de crédito e débito Bradesco e next: descontos exclusivos em ingressos adquiridos para dias de semana (50%) e finais de semana/feriados (25%).

 

Relação completa de obras em ordem alfabética: 

“Chambre de Soie”; “Côté Cour / Côté Jardin”; “Embroidery 1”; “Embroidery 2”; “Embroidery 3”; “Entrée de la Chambre de Soie”, “Forêt A”; “Forêt B”; “Galleria”, “Petit folie”; “Promontoire”, “Selva” e “Video Dessin” e “Video Forêt”.

 

# # #

Sobre Eva Jospin

Nascida em Paris em 1975 e formada na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, Eva Jospin construiu ao longo de quinze anos uma carreira de destaque internacional. Ganhadora do Prix de l’Académie des Beaux-Arts em 2015 e residente da Villa Medici em 2017, já expôs em renomados espaços como o Palais de Tokyo, o Palazzo Dei Diamanti e a Hayward Gallery. Suas obras também incluem instalações monumentais, como Panorama na Cour Carrée do Louvre e Cenotáfio na Abadia de Montmajour. Em colaborações notáveis, criou cenários para desfiles de moda da Dior e obras permanentes em locais como o Domaine de Chaumont-sur-Loire e a loja Max Mara em Milão. Eva Jospin continua a expandir seu impacto no cenário da arte contemporânea, com exposições recentes no Museu Fortuny, em Veneza, e na Orangerie de Versalhes. Em 2024, suas criações estiveram presentes em diversos eventos ao redor do mundo, que antecedem sua intervenção no Grand Palais em Paris em novembro de 2025, reafirmando sua posição como uma das artistas mais inovadoras de sua geração.

 

Sobre a Casa Bradesco

Com o objetivo de democratizar e potencializar expressões artísticas, a Casa Bradesco é um centro de criatividade na região da Avenida Paulista que promove uma nova forma não só de apreciar as artes, mas de criá-las. Com uma infraestrutura única, integrada à natureza e à tecnologia, o espaço reflete a sinergia entre a Cidade Matarazzo e o Bradesco, comprometidos com o acesso aos mais diversos tipos de manifestações culturais na cidade de São Paulo. Projetada para ter quatro salas interdisciplinares, a Casa Bradesco abriu suas portas em setembro de 2024, com um espaço expositivo de dois mil metros quadrados, estreando com uma exposição retrospectiva do artista internacional Anish Kapoor, um dos mais expressivos nomes da arte contemporânea global. Futuramente, o centro de criatividade também terá um espaço focado em criatividade infantil, um laboratório focado no desenvolvimento de jovens nas diversas expressões de arte e uma sala multilinguagem, que oferecerá uma programação diversificada e imersiva.

 

—————

Voltar


Contato

Jornal1 no Canal 3 da Claro


são paulo


(11)968674366